|Série: Parque Natural da Arrábida| A Lenda do Cabo Espichel.
Hoje em dia, a referência a este local, assume uma componente maioritariamente geográfica, não só pela sua localização, como também por toda a imponência do cenário natural a todo o redor. Contudo, o Cabo Espichel, outrora, e muito antes das peregrinações a Fátima, foi uma das mais antigas e interessantes manifestações de religiosidade popular em Portugal!
Terá sido há mais de 600 anos, que aqui foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, e que há muito era venerada, em cima de um espigão rochoso onde foi encontrada; a Santa Maria da Pedra Mua ou Nossa Senhora do Cabo.
Nos relatos da época, a Virgem teria chegado por mar e subido uma das escarpas rochosas montada numa mula, a qual deixou os vestígios das suas pegadas! Sabe-se hoje que, tais marcas, são na realidade a remanescência de pegadas de dinossauros, ali ainda existentes!
Envolta em inúmeras lendas ou em relatos mais ou menos credíveis, Frei Cláudio da Conceição afirmava que a imagem, foi descoberta por um Saloio de Alcabideche. – “… Sonhou um venturoso homem de Alcabideche, que naquele Promontório via, e admirava uma luz remota e como Moisés, quando o Senhor lhe apareceu em Madian no meio da Sarça, que ardia sem se consumir. Colocando-se a caminho, e sendo a viagem difícil, finalmente no Espichel, o homem de Alcabideche, vê acordado, o que gozou dormindo: a Luz mais pura, goza da claridade mais perfeita e logo o saloio se prostra junto a ela reverente ...”
Ao redor, foram crescendo casas muito modestas para receber os peregrinos organizados em romarias colectivas, que aqui se deslocavam transportando o seu Círio; antiga tocha de cera, que posteriormente, viria a adquirir a forma de uma vela. Mais tarde, em 1715, teve início a construção das hospedarias ou Casas dos Círios que constituem o terreiro , bem como uma série de outras infraestruturas, com o intuito de criar todas as condições para receber, as constantes romarias.
De todo o conjunto do Santuário, ainda é possível visitar a Igreja. Os restantes elementos, agora alvo de uma recente recuperação, podem ser observados do exterior, tais como a Ermida da Memória, a Casa da Água e o Aqueduto do Cabo Espichel.
📸 A Lenda do Cabo Espichel e a Romaria dos Círios | Foto reportagem.
🎥 A Lenda do Cabo Espichel e a Romaria dos Círios | Vídeo reportagem.
DICAS DE AVENTUREIRO
Este cabo, situado no Parque Natural da Arrábida, marca o limite sudoeste da Península de Setúbal.
Aqui, é possível passear ao longo do terreiro e interpretar a história da Casa dos Cirios, visitar a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a Ermida da Memória, a Casa da Água e o seu aqueduto.
Para além de toda a história presente neste local, as suas paisagens ao redor, constituídas por abruptas falésias, são um cenário de cortar a respiração, tais como a abissal e vertiginosa Baía dos Lagosteiros.
Como pontos imperdíveis, desloque-se até ao farol costeiro e depois até ao extremo do cabo, onde pode obter uma visão única do local.
Para os amantes de uma boa caminhada na natureza, este é um local de excelência. Entre a Praia dos Lagosteiros e a Praia da Baleeira ou da Cramesina, embora de difícil acesso, existem os mais variados trilhos, que enchem de satisfação, a alma dos mais aventureiros.
🚗 COMO IR: Localização GPS – Cabo Espichel
🍴 ONDE COMER:
⇒ Casa Mateus – Aldeia do Meco
🏨 ONDE FICAR:
🏡⛺️ Em alojamento / Hotel
⇒ Buganvilias Do Meco Guest house
🚐 Em autocaravana
⇒ Parque de Estacionamento do Santuário
(Amplo. Sem qualquer assistência ou vigilância)
(Local muito agradável junto ao Farol do Cabo. Sem qualquer assistência ou vigilância)
Próxima Crónica ⇒
Entre Riscos e Marmitas de Gigantes
⇐ Crónica anterior:
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com