É ao longo do serpentear do rio de tons esmeralda que encontramos Alcalá Del Júcar. Escondida num vale profundo e abrigada pelo Sol poente, esta é uma vila que guarda segredos de milhares de anos, escondidos em cavernas.
À medida que se desce para o vale, é impossível ficar indiferente ao arrebatamento proporcionado pelo cenário ao redor! Aos nossos pés, o Júcar e em frente, duas imponentes torres rochosas em cores douradas.
Atravessamos a ponte romana que liga ao centro histórico da vila e nos conduz àquele casario branco, e bairro acima, vamos ao encontro das suas cavernas escondidas.
Estas cavernas com milhões de anos – também designadas como Cuevas ou Casas Caverna, começaram por ser mais notórias durante a presença árabe, na Dinastia Álmoada. Ao longo dos tempos, foram sendo reaproveitadas e habitadas por diversos povos, que as utilizavam como habitações, adegas e locais para guardar as colheitas agrícolas. Mais recentemente, foram aprofundados e escavados longos tuneis que ligam algumas delas entre si, tornando-se actualmente, numa enorme atração turística.
Continuando até ao planalto do maciço e depois de serpentearmos pelas íngremes ruelas, chega-se ao Castelo; que aliás, dá o seu nome à Vila, pois como em muitas outras de Espanha, Alcalá, advém do árabe al-qala, que significa a presença de um castelo.
Declarada como complexo histórico e artístico em 1982, é sem dúvida uma das povoações mais excepcionais e pitorescas de Espanha.
📸 Alcalá Del Júcar | Uma vila com adegas escondidas nas rochas.
🕵️♂️ Dicas de aventureiro:
🕍 O que visitar:
Comece a sua visita, junto ao rio Júcar, atravesse a ponte romana que dá acesso ao centro histórico e percorra o trilho da levada de água. Suba ao Castelo e deixe-se maravilhar com as vistas panorâmicas ao redor. Não pode terminar a sua visita, sem entrar nas quatros cavernas e de percorrer os seu tuneis: a Cueva Del Diablo – assim é conhecido o seu proprietário, a Cueva de Maságo, a Cueva Del Duende e a Cueva Del Rei Garadén. O Maságo, é um exemplo disso, como bar e restaurante de uma beleza surreal. De quase todas estas cavernas, é possível nas suas varandas e janelas, desfrutar da visão sobre o Rio Júcar.
🛏 Onde ficar:
🏨 Alojamento » Hotel Pelayo
🚍 Em autocaravana:
🍲 Onde comer:
Restaurante » Cuevas de Masago
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.