fbpx

AZEITÃO – Terra de vinhas, sabores e tradições

AZEITÃO – Terra de vinhas, sabores e tradições

Azeitão, terra de vinhas e tradições - Alma de Aventureiros

Azeitão: O que ver e visitar - Trilho PR 1 de Setúbal - Parque Natural da Arrábida.

 

Terra famosa pelas suas vinhas, tortas, queijos e palacetes, Azeitão deve o seu nome a épocas longínquas, em que por aqui, já romanos e árabes cultivavam e tiravam o melhor proveito destas férteis terras. O clima único proporcionado pela serra e a sua proximidade ao mar, em conjunto com os solos, fizeram com que aqui se começasse por plantar um vasto olival, responsável naquela época, pela produção de um azeite riquíssimo, que acabou por baptizar a região de Azeitão.

Paralelamente ao azeite, também já aqui se produziam peças de barro, azulejos, e vinhos com características particulares; mas foi sobretudo pela mão dos frades da Arrábida que, a par dos licores, a região começou a ficar mais ligada ao cultivo das vinhas. É disso exemplo, os vinhos da Quinta e Palácio da Bacalhoa, ou as Caves José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

📖Conteúdos deste artigo:
  • O quer ver e visitar em Azeitão.
  • Mapa do roteiro.
  • Trilho PR 1 de Setúbal.
  • Mapa do trilho.
  • Como ir.
  • Onde comer.
  • Onde ficar.
  • Outros conteúdos relacionados com o Parque Natural da Arrábida.

 

Percorrer as várias localidades que dão o nome e partilham de Azeitão, como: Vila Nogueira, Brejos, Vendas e Vila Fresca, é exactamente como eu gosto.  – mais uma vez, vejo-me a abrir uma caixa, que encerra dentro dela várias histórias. Entra elas, a história do queijo de Azeitão!

A história deste queijo que já ganhou vários prémios mundiais, remonta 1830, quando chegou a estas terras, um agricultor de Monsanto, na Beira Baixa; de seu nome, Gaspar Henriques de Paiva.

Volvido algum tempo de por aqui viver e movido pela saudade da sua terra, diz-se que mandou vir ovelhas da raça bordaleira e terá passado a usar o leite destas ovelhas, no fabrico de um queijo de tipo serra! Auxiliado por um amigo queijeiro de Castelo Branco, que todos os anos de lá vinha, foi ensinando aos pastores de Azeitão, todos os segredos do fabrico do queijo da serra. Por sua vez, estes foram passando os ensinamentos e adaptando as técnicas de geração em geração, dando progressivamente, origem ao queijo de Azeitão!

 

Uma outra história fantástica, é a das tortas!

Estas, terão tido origem na localidade de Fronteira, no Alentejo, tendo a receita sido para aqui trazida por um casal que se mudou para Azeitão e por aqui começaram a alugar quartos, no mesmo prédio que é agora a pastelaria O Cego.

A senhora, com jeito para a doçaria, começou por fabricar doces secos, entre eles, os famosos em forma de “S”. Volvido algum tempo e devido à muita procura pelos seus bolos, o casal abdicou da casa de hospedes, passando a funcionar como pastelaria, e foi então que deu início ao fabrico de tortas que, naquele tempo, eram tortas de grande tamanho.

Com o passar dos anos, a fama das tortas foi crescendo e eram cada vez mais as pessoas que rumavam até Azeitão, à procura desta especialidade local. Por fim, o senhor acabou por ficar cego, permanecendo, contudo, ali na pastelaria junto da sua esposa, sendo que quem ali ia, acabava por se referir à pastelaria como a do Cego

Inaugurada em 1901 por aquele casal, acabou em 1975, por passar para as mãos dos actuais donos, que mantêm a tradição, mas também têm criado outras doçarias, como é o caso do Bolo do Amor.

Mas esta, tem que ser contada na primeira pessoa! Se forem até lá, não se esqueçam de perguntar ao proprietário, como é que se faz para comer o “amor” … vão adorar esta estória

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

 

🔎 DICAS DE AVENTUREIRO.

 

🕍 O que ver e visitar em Azeitão:

Azeitão, no distrito de Setúbal, fica somente a cerca de 40 quilómetros da capital, seguindo pela estrada nacional 10. Constituída por pequenas aldeias lindíssimas, é um local perfeito para eleger como roteiro de fim-de-semana. Aliás, aconselhamos a que visite Azeitão optando pelo segundo fim-de-semana do mês, onde ao Domingo, decorre a feira de artesanato na praça central de Vila Nogueira.

E a nossa sugestão, é precisamente que comece o seu roteiro a um Sábado logo pela manhã. Comece em Vila Nogueira de Azeitão na Praça da República, aqui conhecida como Rossio, onde pode apreciar a estátua em forma de um enorme cacho de uvas que faz de fonte e nos recorda que estamos em terra de vinhos, .o Palácio dos Duques de Aveiro, e a estátua de do Poeta e Pedagogo Sebastião da Gama.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

Continuando a percorrer a pé a artéria central, onde se concentra a maior parte do comércio, comece por entrar no recuperado lavadouro, onde pode tomar um pequeno almoço inesquecível! Trata-se de um pátio largo e fundo, onde o lavadouro central com a sua água corrente e cristalina, faz as delicias de qualquer visitante. Nós optámos por nos deliciamos com os sabores locais … umas tostas fantásticas com presunto e, claro, queijo de Azeitão!  Aos sábados à noite, há música ao vivo.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

Ao longo do passeio, é impossível não se pasmar com a Fonte dos Pasmados, onde segundo reza a lenda, quem contemplar a fonte e da sua água beber, ficará para sempre ligado a Azeitão.

 

 

Toda a rua principal, é um convite a apreciar o comércio tradicional, aqui com uma forte componente histórica e artística, de onde destacamos algumas lojas de antiguidades.

Como local de excelência de vinhos, existem inúmeras visitas guiadas de enoturismo; entre estas, a casa-museu José Maria da Fonseca, onde pode conhecer os 180 anos de história desta família e da empresa proprietária da mais antiga marca de vinhos portugueses, e provar o famoso Moscatel de Setúbal ou degustar um Periquita.

Junto à estrada nacional 10 a Quinta da Bacalhôa, é outro local imperdível para uma visita, onde para além de apreciar os vinhos, pode desfrutar de uma visita guiada, carregada de elementos culturais.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

Azeitão, é repleta de pequenas aldeias, simplesmente arrebatadoras, onde difícil mesmo, é eleger a mais bela. Ainda assim, deixamos aqui uma das nossas eleições … Vila Fresca de Azeitão.  –  Para aqui, aconselhamos a se deslocar em viatura; isto, se optar por fazer o trilho PR1 do lado oposto, que já iremos explicar.

Vila Fresca, é assim como um quadro de aguarelas!

Constitui-se por si só, como um local de visita obrigatória, onde ao virar de cada esquina, somos surpreendidos com um recanto de encanto.   

Aqui, pode visitar a linda Quinta e Palácio da Bacalhôa, monumento nacional com uma reconhecida coleção de azulejos, jardim de bustos e um magnifico lago.   – visitas exclusivamente integradas num pequeno grupo e mediante marcação no Posto de Turismo de Azeitão.

Ou, algumas lojas de artesanato e outros ateliers/fábricas de produção e arte em azulejos ,onde nós elegemos para a nossa visita, a São Simão – Arte em Azulejos Decorativos.

Nesta fábrica, loja e atelier, criam-se autênticas obras de arte em azulejos, respeitando a sua forma mais artesanal praticada em Portugal: a majólica.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

🗺 Mapa do nosso roteiro:

⇒ No primeiro dia: Começámos por visitar Vila Nogueira de Azeitão. Ao longo da artéria principal, paragem nos Sabores e Encantos de Azeitão; Casa-museu José Maria da Fonseca; Mercado MunicipalFonte dos Pasmados e Pastelaria O Cego. A tarde, ficou reservada para uma visita à Quinta da Bacalhôa na estrada nacional 10, seguindo daí para Vila Fresca de Azeitão, onde visitámos a localidade e o atelier São Simão – Arte.

⇒ No segundo dia: Partimos da linda Aldeia de Oleiros e fomos ao encontro da serra, através de um trilho desenhado por nós e do qual, parcialmente, faz parte o PR1 de STB.

Um trilho circular, muito fácil de efectuar e onde o contacto com a natureza é uma constante.

Já quase no final, uma paragem obrigatória no salão de chá e casa de artesanato O Lapidário. Já de volta a Oleiros, sucedem-se uma série de palacetes e de encantadores fontanários.

 

Como ir – Localização GPS.

 

 

🚶O nosso trilho:

  • Designação do trilho: PR1 de Setúbal;
  • Tipologia: Circular com declive ligeiro;
  • Tempo médio:  1h e 15mnts.;
  • Distancia aproximada: 1,5 klmts.;
  • Ganho de elevação: Cerca de 100 mts;
  • Grau de dificuldade: Fácil.

Obs.: Apesar de ser um trilho relativamente curto e próximo de habitações e pontos de água, ainda assim, aconselhamos a que leve uma mochila com alimentos (eventuais barras energéticas) e 1 a 1,5 lts. de água, calçado de caminhada e roupa confortável adequada à época do ano, bem como telemóvel com localização activada.

 

Como ir – Localização GPS.

 

📸 Azeitão – Terra de vinhas, sabores e tradições | Foto reportagem.

 

🍴 Onde comer:  Restaurante Casa Nobre D’Azeitão.

 

🛏 Onde ficar:

Em alojamento / Hotel

Charming Flat

Em autocaravana

⇒ Parque de Campismo – Eco Parque Outão.

⇒ Parque de Estacionamento

 

📌 Outros pontos de interesse:

⇒ Portinho da Arrábida.

⇒ Praia de Alpertuche.

⇒ Palmela.

 

📖 Outras crónicas sobre a Arrábida:

Parque Natural da Serra da Arrábida

 

⇐ Crónica anterior:

Portinho da Arrábida

Próxima crónica ⇒

Palmela

 

 

—— 〈 — 〉 ——-

 

 

Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?

Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.

Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?

Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.

Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *