Partimos em autocarro da localidade de Cabrales até Poncebos, com o intuito de descobrirmos esta remota povoação! Ao contrário dos inúmeros trilhos de montanha que já fizemos, optamos por algo diferente …
Bulnes, célebre pelo seu isolamento, manteve-se até 2001 como uma das mais remotas e isoladas aldeias de Espanha, tendo então nesse ano, lugar à inauguração do Funicular com o mesmo nome.
Numa obra de engenharia absolutamente fantástica, foi rompido na rocha, um túnel, no qual uma via única, permite a subida e descida de 2 pequeníssimos comboios.
Com uma distância de mais de 2000 metros, uma inclinação de cerca de vinte por cento e durante uns bons 20 minutos, o funicular eleva-se até à aldeia de Bulnes, situada a 625 metros de altitude.
Actualmente e para além das pessoas, são transportados no funicular, animais, tractores, bens e outros materiais para as gentes da pequena povoação. Algo que antes da sua inauguração, só era possível, através de um trilho de pastores.
Esta lindíssima Aldeia é dividida entre Bulnes de Abajo e Bulnes de Arriba, sendo permanentemente habitada, somente por pouco mais de vinte pessoas.
–
Dicas de aventureiro:
Deixe a sua viatura estacionada em Arenas de Cabrales e apanhe um cómodo e barato autocarro, até à entrada do Funicular.
Se optar por ficar em Bulnes, aconselho a reserva e estadia, numa das suas casas rurais, onde é garantida uma tranquilidade e paz de espírito absolutamente indescritíveis.
Não deixe de subir a Bulnes de Arriba. Sente-se na esplanada do único e pequeno café, desfrutando de uma vista de cortar a respiração.
Para os amantes da natureza, aconselho a que façam o percurso de volta, pelo antigo trilho dos pastores, ou em opção, voltem a descer no funicular e aventurem-se ao longo do trilho da Ruta del Cares. Uma experiência inesquecível!
–
Ao reservar através das nossas ligações abaixo, não paga mais por isso e nós obtemos um contributo dos parceiros comerciais afiliados, conseguindo assim dar continuidade à existência deste Blogue.
–
almadeaventureiroscorreio@gmail.com
–
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.