Fomos à descoberta deste fantástico trilho, construído a mais de 250 metros de altura, por entre deslumbrantes vales escondidos e um imponente desfiladeiro.
Após percorrermos as magnificas praias da Costa Prata e todo o Parque Natural de Alcornocales e Grazalema, deslocámo-nos para a região um pouco mais a norte da Andaluzia.
À medida que se começa a descer ao longo da estrada, encontra-se o magnifico lago Conde de Guadalhorce, ladeado por um verdejante e denso bosque que em simultâneo, nos contempla com algum casario, composto maioritariamente por restaurantes de esplanadas pendentes sobre o lago e ainda áreas de lazer, servidas por diversas praias fluviais.
O acesso ao trilho, é absolutamente surreal, pois é feito através de um extenso e muito escuro túnel cavado na rocha maciça. Aqui, é mesmo caso para dizer, que a única luz que nos guia, é a situada ao fundo do túnel!
À saída, o primeiro espectáculo da natureza … um enorme e bem escondido vale, atravessado pelo rio Guadalhorce, que esculpiu o seu caminho, criando um magnifico desfiladeiro, que se vai estreitando até às duas imponentes formações rochosas de El Chorro.
Mas o Camiñito Del Rey, nem sempre teve este nome.
Conhecido outrora como o desfiladeiro dos Gaitanes, este trilho cuja construção se iniciou em 1901, deveu-se ao facto da Sociedade Hidroeléctrica de Chorro, precisar de um acesso entre o desfiladeiro para facilitar a passagem dos seus operários de manutenção, bem como o transporte de materiais.
Localizado a oeste da Cordilheira Bética, com origem em calcários e dolomitas da época Jurássica e do Miocénico, este desfiladeiro possui em certos sectores, paredes com mais de 300 metros de altura e em alguns sítios com uma escassa largura de apenas 10 metros. O aspecto morfológico mais espectacular é a estratificação vertical dos calcários que o rio confere através do seu corte.
Ao longo do percurso, é possível observar cerca de vinte cavidades, encontrando-se algumas a várias dezenas de metros acima do curso do rio e cujas mesmas deixaram de evoluir, à medida que o leito se foi aprofundando cada vez mais, dando assim lugar a este profundo desfiladeiro.
Entre as várias formações rochosas, encontram-se sedimentos com fósseis de baleias e também algumas formações de arenito em formas de cavernas.
Após a sua conclusão em 1905; só em 1921 é que o Rei Alfonso XIII, ali se deslocou para a inauguração da grande obra.
Curiosamente, o Rei e a sua comitiva, e antes de darem inicio ao caminho, almoçaram no mesmo restaurante que nós 😏 … o El Mirador!
Após um faustoso almoço, deram então inicio à travessia, tendo contudo percorrido o trilho somente até cerca de metade, onde se situa uma ponte, que a partir daí, passou a ser conhecida como a ponte do Rei; local onde o esperava e a toda a sua comitiva, um comboio que os levou até Málaga.
Essa é também uma outra vertente igualmente fantástica desta grande obra de engenharia … a linha ferroviária, que atravessa todo este desfiladeiro, ligando Córdoba a Málaga.
A partir desse dia, o trilho passou a ser conhecido como El Camiñito Del Rey, nome que até hoje, oficialmente se mantêm.
A fama do caminho começou a crescer, o que levou a que inúmeras pessoas, ali se deslocassem com o propósito de também o percorrerem.
Porém, com a passagem do tempo e falta de manutenção, levaram à inevitável deterioração, o que passou a ser um perigo para quem o queria percorrer, levando à ocorrência de diversos acidentes mortais.
De forma a evitar mais infortúnios, as autoridades decidiram encerrar o trilho para procederem a obras de requalificação e transformá-lo num local de interesse patrimonial e histórico, tendo sido oficialmente reaberto em Fevereiro de 2014, data a partir da qual, nunca mais se registou qualquer tipo de acidente.
De facto, e para nós que o percorremos, a nota de avaliação é a máxima, pois além de ser muitíssimo seguro e se encontrar num local mágico, quase perdido no tempo; toda a organização inerente ao trilho, está de parabéns.
Aconselhamos a que efectuem a vossa reserva com guia, pois além de só assim conseguirem dispor de toda a informação histórica, geológica e respectivo acompanhamento técnico, no final, terão ainda à vossa disposição, um autocarro que vos trás de volta ao ponto de partida e que também ele, vos proporciona um magnifico passeio.
E agora que já conhecem, não se despeçam desta zona, sem visitarem as lindíssimas localidades de Ronda e de Setenil de Las Bodegas.
Como é habitual, ficam as nossas sugestões de como ir, como reservar, onde ficar, onde comer e o que visitar nos arredores.
E agora vá, vão e desliguem-se de tudo, menos dos bons momentos.
🚗🚍 COMO IR:
Clicar aqui para >> CAMINHITO DEL REY
🚶📆 COMO RESERVAR:
Clicar aqui para >> RESERVAS DE ENTRADAS
🏨 ⛺ ONDE FICAR:
Clicar aqui para >> LA POSADA DEL CONDE
Clicar aqui para >> PARQUE DE CAMPISMO ARDALES
🍴🍷 ONDE COMER:
Clicar aqui para >> RESTAURANTE EL MIRADOR
O QUE VISITAR NOS ARREDORES:
Clicar aqui para >> ÁREA RECREATIVA LA ISLA