fbpx

CAMINHO DE SANTIAGO – GUIA DO CAMINHEIRO e PEREGRINO

CAMINHO DE SANTIAGO – GUIA DO CAMINHEIRO e PEREGRINO

|Caminho de Santiago| – |Guia do Caminheiro e Peregrino|

 

Em Abril de 2019, decidi fazer o Caminho Português de Santiago de Compostela, pela costa, juntamente com o meu filho. Da experiencia adquirida, reuni uma série de conselhos práticos, para quem queira vivenciar esta caminhada única e inesquecível.  

Uma grande caminhada, era algo que eu já há muito tempo, sentia vontade de fazer por muitos motivos. Assim, como uma espécie de apelo interior, ou talvez à procura de algo, que eu ainda não sabia muito bem! Sentia apenas, que tinha que a fazer.

Creio que as caminhadas que fiz em pequeno com o meu Pai, terão sido um dos factores determinantes. Entre muitos outros motivos pessoais, que me desafiavam, achei que, também para mim, havia chegado agora o momento de ser eu a desafiar o meu filho e partirmos os dois durante 13 dias numa grande aventura, que não só nos iria desafiar, mas acima de tudo, seria uma forma de estarmos ligados só a nós. Pai e Filho, sem distracções, 24 horas por dia, em pleno convívio.

Depois de perceber um pouco da milenar história do Caminho de Santiago e daquilo que levou aquele Apóstolo de Jesus Cristo a fazê-lo, optei por aquele destino. Não forçosamente com carácter religioso, pois creio que, fé, espiritualidade e religião, podem ser coisas distintas. Acima de tudo, pelo desafio, pela aventura Pai e Filho e pela crença, de que esta grande caminhada, não só nos iria desafiar, como iria reconfortar um interior, algo fustigado, por alguns episódios da vida.     

Assim, e da experiência adquirida, não só nesta caminhada, mas em tantos outros longos quilómetros que temos percorrido, decidi reunir esta série de conselhos, para quem se queira aventurar, numa caminhada de longa distância.

 

 

CAMINHO DE SANTIAGO – GUIA DO CAMINHEIRO e PEREGRINO.

Olhando agora para trás, e sempre que me perguntam sobre o que é a peregrinação, não só a nossa, mas para qualquer pessoa, estou plenamente convicto de que, independentemente do motivo, da distância ou do local de destino a alcançar; peregrinação é a viagem ao nosso interior … ao mais íntimo da nossa alma.

Caminhar muitos quilómetros, ao longo de vários dias, será talvez a melhor e a mais básica das formas, de encontramos a verdadeira paz de espírito. Após o terceiro ou quarto dia de caminhada, e uma vez desligados de tudo, a nossa mente e corpo, reencontram o seu ponto perfeito de equilíbrio, fazendo-nos retornar ao nós, que poderia estar algo perdido. Ao longo desse processo, descobrimos na essência da nossa humildade, aquilo que realmente importa … o que é supérfluo e o que é essencial.

 

___________________

 

PREPARATIVOS – 🔠 ⏰📆

O destino de uma peregrinação, não tem forçosamente que ser a Santiago de Compostela ou a Fátima. Acima de tudo, tem que ser um passeio, na sua mais pura essência; em contacto com a natureza. A distância e os dias, serão sempre traçados por um local ou destino, que nos predispomos a atingir e cumprir. Desfrutamos, e se preciso for, caminhamos ainda mais além, mais dias e mais longe! Até nos encontrarmos ou reencontrarmos. Até dizermos: – ” … estou cansado, mas há muito que não me sentia tão bem … “.

  • Exercício: Independentemente da distância, convém um mês ou dois antes da partida, começar a fazer algumas caminhadas mais curtas.
  • Equipamentos: Uns ténis botim muito confortáveis, com respiração e impermeáveis, destinados a longas caminhadas, uma vez que, além da sua resistência e conforto, possuem apoios laterais aos tornozelos, para os terrenos mais irregulares, e no final do dia, sempre que possível, coloque jornais no interior do calçado, para absorver maus odores e os secar. Uma boa mochila com apoios de costas e alças almofadadas. No máximo duas mudas de roupa exterior, calças e t-shirts leves e respiráveis. Um blusão leve e impermeável. Um corta vento/chuva/poncho sem botões. Um saco-cama para evitar fazer e desfazer camas ou no caso de não haver cobertas. 5 ou 6 pares de meias 100 % algodão SEM COSTURA. Igual para cuecas. Uma pequena toalha fina de secagem rápida. Pequeno desodorizante. Um pedaço de sabão azul e branco, pois dá para lavar a roupa, corpo e cabelo. Sei que no caso das senhoras, terão alguma relutância em o usar; pelo que deverão levar um muito pequeno frasco de gel duche e outro de shampoo (é uma longa caminhada e rapidamente se vão aperceber daquilo que na vida se torna supérfluo e demasiado pesado). Escova de cabelo, pasta dos dentes, uma garrafa de água de meio litro, pois irá encontrar sempre onde reabastecer.

A mochila no final de estar carregada, deve ser pesada, NÃO DEVERÁ ultrapassar mais de 10% do vosso peso.

  • Aplicativos úteis: Dois muito úteis, para efectuar reservas de locais, transportes e caminhos, que deve associar no seu telemóvel; a aplicação CAMIÑOTOOL, que assinala em tempo, real a sua posição e os vários caminhos de Santiago, alojamentos e restauração. ROME2RIO, com tempos médios, transportes, preços e contactos para reservas.
  • Telemóvel ou máquina fotográfica!?: Sem dúvida, o tlm! Se achar que não tem espaço para todas as fotos, leve um cartão de memória extra. Mas …. mantenha-se desligadoESTE MOMENTO É ÚNICO! SÓ SEU E DO SEU UNIVERSO.
  • Cargas: Um carregador com duas saídas iguais, sendo indispensável levar uma Power-Bank, pois os aplicativos, que muitas vezes têm que estar ligados, consomem muita bateria.
  • Passaporte do Peregrino: O Passaporte do Peregrino, deve ser requisitado antecipadamente numa Sé ou Paróquia da sua zona.

 

COMO IR – 🚈🚉✈

  • Procure previamente o seu destino de partida e através do ROME2RIO, defina o mais cómodo e mais barato, meio de lá chegar.

 

SEGURANÇA – 🛄🛃🎒🔐

  • A mochila e a carteira: Quando o cansaço é muito e perante algumas tarefas metódicas que vai ter que executar no seu dia-a-dia, pode acontecer, se esquecer da sua carteira em algum lado ou a mochila. Assim aconselho que transporte tudo em separado. Uma bolsa sempre junto a si (num cinto) com documentos, cartões de ATM e passaporte do Peregrino. Em separado, algum dinheiro, por exemplo num bolso. Se perder algo, … não fica sem NADA!

 

A CAMINHADA – 🏁🏃🚥🌅 (campos, cidades e estradas)

  • Não se perder: Todo o caminho, está quase sempre assinalado com setas amarelas e/ou Marcos. Contudo, convém ir MUITO atento! Se ao chegar a uma bifurcação ou entroncamento e não encontrar indicação, volte atrás e recomece a procura. Não continue, pois tudo o que andar em frente errado, terá que fazer em dobro a voltar para trás. E não tente encontrar o caminho seguindo outro peregrino, pois também ele poderá estar a ir na direcção errada. Por último, recorra ao CAMINOTOOL.
  • As distâncias das etapas: Não tenha pressa, o caminho faz-se caminhando e acima de tudo desfrutando. Aconselho etapas, não inferiores a 20 quilómetros, nem superiores a 25.
  • Amanhecer: Deve-se levantar pelas 07h da manhã, para tratar de um bom pequeno-almoço e começar a caminhada, NUNCA depois das 08h. Eu passo a explicar:

Caminhamos em média à velocidade de cerca de 5 quilómetros por hora. Ou seja, começamos às 8h, paramos às 9h. Descansamos 15 ou 20 minutos (aproveitar para tomar um café, comer algo e TRATAR DOS PÉS E PERNAS). Percorremos mais uma hora e serão 10h30. Descanse. Caminhe mais uma hora e tire 2 horas de pausa para um almoço tranquilo. Já caminhou 15 quilómetros 👍👣. Divida a tarde em 2 períodos da mesma forma até as 17h. E pronto! Acabou de percorrer 25 quilómetros sem stress, desfrutou e chegou a horas de encontrar vaga no albergue, tratar de si como um campeão ou campeã, visitar a localidade ou deitar-se cedo.

  • Sozinhos ou acompanhados?: Estar só, não é estar sozinho. Estamos connosco! Poderá lá haver melhor momento ou companhia do que a nossa? Afinal, é connosco próprios que vamos passar, literalmente, todo o tempo da nossa vida. Estar acompanhado poderá ser óptimo, mas questione-se do porquê de estar ali … se tudo está bem, excelente! Mas se sente que algo não está bem ou … se por algum motivo, se sente mal na sua própria companhia, este é o momento para se reencontrar.
  • Os outros podem estar perdidos: Se se perder no caminho, volte atrás pois quem segue na sua frente, pode estar perdido.
  • No mínimo 100 quilómetros: Para obter a Compostela e para peregrinos que percorrem a pé, terá que fazer no mínimo 100. O que fazendo 25 quilómetros por dia, significam 4 dias de caminhada, mais um na partida e no mínimo outro em Santiago. Logo, aconselho para quem nunca o fez, que comece por tirar 6 dias e efectuar os 100 quilómetros. Não pense que estará a queimar uma semana das suas férias … pois estes dias, poderão vir a revelar-se, como AS MELHORES FÉRIAS DA SUA VIDA!

 

O CLIMA OU A ALTURA DO ANO – 🔆🌞❄⛅

  • Previna-se: Eu escolhi o mês de Abril por 3 motivos. Aproveitar os feriados da Páscoa, poderá significar tirar menos dias de férias; as férias da escola do Hugo e o tempo, pois creio ser preferível alguma chuva a caminhar, do que um calor abrasador! Serve também para levar roupas de meia-época, que não se tornam pesadas ou incómodas.

 

CUIDADOS DE SAÚDE – 🆘🚸🏥💉

  • Os pés e as pernas: Este é um dos pontos fulcrais! Excelente calçado e excelentes meias, são de facto indispensáveis; tal como cuidar dos pés e pernas. De manhã, logo após o banho, coloque uma boa camada de MyLABEL – Pés e Pernas Cansadas e calce então as meias. Garantia de pés frescos e hidratados, até ao almoço! Nos tornozelos, gémeos e coxas, coloque RADIOSALIL ou tome MOMENDOL em comprimidos. Uma garantia de aquecimento das articulações e músculos, sem cãibras ou luxações. Pelo caminho, sempre que encontrar rios, riachos ou fontes, descalce-se e deixe estar os pés de preferencialmente em água bem fria. Melhor ainda, neste caminho, junto ao Mar, sempre que possível, caminhe descalço um pouco na praia, com a água pelos joelhos e depois, caminhe descalço na areia. Além do iodo e do sal marinho, serem óptimos sais minerais, a areia complementará como a melhor das massagens! À noite e após a higiene pessoal, abuse num creme gordo de vaselina e calce de novo as meias. Quase garanto que SE FIZER ISTO, TUDO CORRERÁ BEM; ainda assim … se tiver o azar de lhe surgirem bolhas NÃO ARRANQUE A PELE DA BOLHA. Leve uma agulha e linha, perfure a bolha, faça passar a linha e deixe-a lá ficar para que o líquido saía. Passando umas horas, retire a linha pois já estará seco e a pele quase cicatrizada.
  • Água e suplementos; Hidrate-se MUITO e coma BEM. Considere ainda, de ir comprando barritas proteicas para comer durante a caminhada e na água, colocar uma pastilha efervescente de eletrólitos, por exemplo, o MAGNORAL uma vez que possuem magnésio entre outros componentes que mantêm a regeneração/hidratação muscular.
  • Medicamentos: Considere a possibilidade de transportar um anti-gripe e/ou anti-inflamatório.
  • A pele: Considere a possibilidade de levar uma pequena embalagem de protecção solar e chapéu ou lenço.
  • Reflexologia podal. Nós tivemos a sorte de ter consultas à distância da nossa esteticista … Oficina da Sofia – Estética e Terapias Naturais . Ainda por cima, a Sofia é formada em reflexologia! Mas cuide bem dos pés com uma profissional, um ou dois dias antes de começar. Uma diminuta unha encravada ou mal cortada, pode deitar tudo por terra! Pelo caminho, massaje sempre MUITO bem a planta dos pés, os músculos das pernas e faça alongamentos.

 

ONDE FICAR e ONDE COMER – 🏠🏫⛺☕🍝🍲

  • Menu do Peregrino (atenção aos enganos): Ao longo do Caminho, encontra excelentes locais onde comer, assinalados com a frase de Menu do Peregrino. Chegámos a encontrar refeição completa (TOP Mesmo) a 6 euros por pessoa! Só têm que mostrar o vosso Passaporte de Peregrino e aproveitar para carimbar. Mas atenção a quando entra em Espanha, muito em concreto, a partir de Redondela, em que o caminho se torna um pouco num negócio. Muitos anunciam menu de peregrino, a por exemplo 200 metros; você afasta-se do caminho e na realidade anda uns 500 ou 600 (muito para quem está cansado de caminhar) e chega ao local, e além de não ser barato, pode ainda ser mal servido …
  • Os albergues paroquiais: São os mais em conta, onde tanto se pode deixar o que quiser, como pagar somente 5 euros por pessoa (cama em beliche em camarata mista, com manta, lençóis, banho, copa para cozinhar e local onde lavar e secar roupa). Os albergues não aceitam marcações, sendo a mesma efectuada pela ordem de chegada e mediante vaga, pelo que convém chegar pelas 17h. MUITO IMPORTANTE POR ESTA ORDEM: Comece por dar o seu nome/identificação e marque a sua cama, colocando mochilas sobre ela. Por muito cansado que esteja, trate da lavagem da sua roupa e de colocar a secar, para ter tempo suficiente de secagem. Trate então da sua higiene pessoal e por último, faça umas pequenas compras ali perto, para o seu jantar e algo para comer ao pequeno-almoço e caminho do dia a seguir e então depois … DESCANSE. Você merece. Acredite. Vai estar exausto, mas a sensação daquele repouso, vai-lhe saber como a melhor das recompensas, pois acabou de passar mais um dia a caminhar.
  • Se não conseguir secar a roupa: Nem tudo está perdido! Improvise. Coloque meias e cuecas (principalmente) presas no exterior da mochila (não se preocupe com o aspecto. Eu não julguei NINGUÉM e creio que ninguém nos julgou. Se julgaram … não nos afectou … é uma peregrinação de humildade e respeito e não um desfile de moda! A roupa no exterior da mochila, exposta ao Sol, irá secar seguramente. Se estiver a chover, cubra-se a si e à mochila com o poncho impermeável. A roupa secará não tão rápido, mas irá secar com o efeito de estufa, gerado pelo calor do seu corpo.
  • Outros: Existe muita oferta, incluindo albergues particulares com menos camas, menos confusão e alguns também com pequeno-almoço incluído. Rondam os 15 euros por pessoa. O meu conselho: de 3 em 3 dias ou 4, durma num desses ou num hostel em quarto individual, para repousar em pleno 👍
  • Média de gastos diária: No nosso caso, fizemos uma média (atenção, pois é uma MÉDIA) diária com tudo, de 40 a 50 euros (20 a 25 euros por pessoa) sem incluir os transportes de ida e volta, Lisboa ao Porto e de Compostela a Lisboa.

 

A COMPOSTELA – 📖

  • Ao longo do Caminho, todos os dias, terá que carimbar o seu passaporte, no mínimo 2 vezes por dia. Poderá ser em praticamente qualquer estabelecimento comercial e além do carimbo pedir para colocarem a data e rubricarem. Poderá ainda, preferencialmente ser nas igrejas ou paróquias ou em qualquer organismo do estado. Se estiver tudo devidamente preenchido, junto à Catedral de Santiago, tem um local de apoio ao Peregrino, onde depois do seu Passaporte ser verificado, lhe emitem em Latim, a Compostela do Peregrino, totalmente gratuita. Se pretender um diploma com os quilómetros percorridos, tem um custo adicional de 3 euros.

 

TER FÉ OU PERSEVERANÇA – 🙏👪🌅🌍

Não pense quantos quilómetros é que faltam. Evite concentrar-se nisso. Pense antes, quantos já caminhou e o tão magnífico que é estar ali! Dê um passo após o outro. Erga a cabeça. Eleve os seus pensamentos. Chore se tiver que chorar. Ria. Cante. Serre os dentes. Grite que nem um “louco/a” como nós fizemos, pois há poucos locais e momentos assim tão isolados, onde você terá oportunidade de EFECTIVAMENTE GRITAR A PLENOS PULMÕES e mandar tudo cá para fora!

Aquele momento é só seu e você é uma pessoa EXTRAORDINÁRIA … Acredite.

Foque-se. Reinvente-se se preciso for! Acima de tudo, NUNCA POR NUNCA, DESISTA DE SINUNCA SE RENDA 💪

No capitulo  | TRILHOS | , poderá em breve, acompanhar cada uma das etapas, desta nossa aventura.

Coloque-nos as suas questões e caso tenha um grupo de pessoas amigas, com quem queira fazer o caminho, contacte-nos, pois poderemos, enquanto guias, percorrermos consigo o caminho e organizar toda a logística necessária:

almadeaventureiroscorreio@gmail.com

11 Comments

  1. Ilidio Silveira diz:

    Olá gostava.muito de fazer o caminho com partida da sé do Porto alguns anos que ando a planear mas tem sido impossível sou da cidade da Covilhã e ninguém tem interesse
    A minha pergunta é se eu posso ir inserido num grupo ou posso simplesmente ir sozinho
    Muito obrigado

  2. maria Cajueiro diz:

    Parabéns!
    sua experiência foi muito enriquecedora e vc consegue tocar nossos corações.

  3. Rui lucas da Silva diz:

    Adorei o vosso guia
    Informações muitos boas com tudo o que é necessário
    Para uma peregrinação
    Obrigado 🙏 fico grato

  4. Maria Leonor diz:

    Muito bom, grata pela partilha

  5. Muito obrgd pelas informações.Assim q possível queremos fazer o Caminho (Meu marido e eu com certeza ),talvez mais um casal de amigos . Moramos no Brasil ,conhecemos Portugal em 2019 ,foi a melhor viagem que fizemos ficamos 28 dias .Ficamos 1 semana em Lisboa e os outros dias em Trofa ,conhecemos o Norte ,fomos até Compostela ,mas voltamos sempre no mesmo dia ..Assim q for liberada a entrada iremos

    • AlmadeAventureiros.pt diz:

      Muitíssimo obrigado. É sempre muito bom poder de alguma forma, ajudar e inspirar a que outros também realizem o caminho.

  6. Muito obrgd pelas informações.Assim q possível queremos fazer o Caminho (Meu marido e eu com certeza ),talvez mais um casal de amigos . Moramos no Brasil ,conhecemos Portugal em 2019 ,foi a melhor viagem que fizemos ficamos 28 dias .Ficamos 1 semana em Lisboa e os outros dias em Trofa ,conhecemos o Norte ,fomos até Compostela ,mas voltamos sempre no mesmo dia ..Assim q for liberada a entrada iremos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *