fbpx

Cascata do Pego do Inferno – Uma Pérola no Alentejo.

Cascata do Pego do Inferno – Uma Pérola no Alentejo.

Cascata-Pego-do-Inferno-Alegrete-Portugal-Alma de Aventureiros

É na remota localidade de Mosteiros, que se situa uma das mais belas cascatas do vasto Alentejo. A cascata do Pego do Inferno, é uma verdadeira pérola resguardada por cenários idílicos, nos limites do Parque Natural da Serra de São Mamede, a poucos quilómetros da Vila do Alegrete e da Cidade de Portalegre.

 

Estávamos no nosso quarto dia de descobertas por este lindo Parque Natural, quando partimos das Ruínas da Cidade Romana de Ammaia, em busca desta cascata, da qual só havíamos visto algumas fotos. Como amantes da natureza, não podíamos regressar a casa, sem que antes a visitássemos.

Talvez motivados por gostarmos de dois dedos de conversa, tanto em Marvão como em Portalegre, perguntámos a algumas pessoas e até mesmo em postos de turismo, se a conheciam ou se poderiam acrescentar mais algumas informações.

Contudo, e talvez por se situar num local tão remoto e pouco visitado, ninguém a conhecia!  

 

Depois de percorrermos cerca de 40 quilómetros e já depois da pequena Vila do Alegrete, chegámos à ribeirinha e tão simpática Aldeia de Mosteiros. E não é que ali, finalmente alguém a conhecia!

Não sei se é uma característica das pessoas alentejanas de mais idade ou se é mesmo inerente a todos os alentejanos … uma boa e prolongada conversa …  mas o certo é que o Senhor com quem falei, com um sorriso e com calma, como quem revivia a infância, lá me explicou que conhecia perfeitamente a cascata de que estávamos à procura.

Disse-nos ainda, que também ele em moço, juntamente com outros amigos, para lá costumava ir nadar e brincar:  – sabe; a idade já me vai dificultando para lá descer! Estive lá há uns tempos atrasados … aquilo é muito bonito. Eu fartava-me de saltar da rocha. Vão lá que vão gostar. É fácil de lá chegar.

 

Indicações dadas, e tivemos que voltar para trás em direcção ao Alegrete, pois sem nos apercebermos, já tínhamos afinal, passado pela escondida cascata!

Desta vez com mais atenção, lá estacionámos onde indicado, mesmo à beira da estrada e toca de palmilhar terreno.

Após um pequeno percurso, ladeira abaixo, o som da água em queda, era inconfundível.

Lá estava ela!

 

Talvez seja esta minha alma de aventureiro; esta espécie de eterno “Peter Pan”, mas sempre que descubro um novo recanto, fico simplesmente maravilhado.

Não é a maior das cascatas que já vimos, mas é seguramente uma das mais belas!

Tirámos o nosso tempo … o nosso momento, que sempre nos permite saborear e perpetuar cada instante; não com câmaras na mão, telemóvel ou máquina de filmar, mas sim com os sentidos. Desde há muito que nos habituámos assim … a absorver os instantes.

Veio então, o tempo para o registo digital.

 

📸Foto Reportagem: Cascata do Pego do Inferno

 

🎥 VÍDEO:

Duração aproximada de 1,30 mnts.

 

🕵️‍♂️ Dicas de aventureiro:

🕍 O que visitar:

Se partir de Portalegre, opte pela Nacional 246 e serão necessários, somente cerca de 27 quilómetros, para chegar à Aldeia de Mosteiros.

Se partir de Marvão, como nós fizemos, poderá desfrutar de uma das mais belas fatias deste Parque Natural, passando não só por um verdadeiro contacto com a natureza, como também por mais uma das nossas tão características e belas estradas do interior de Portugal. Pelo caminho, locais ímpares como: Portagem, as ruínas de Ammaia, a pequena Vila de Alegrete com o seu tão belo castelo e a Cascata do Pego do Inferno. Depois, deixe os seus sentidos assumirem a navegação, seguindo ao longo da ribeira de Arronches, passando pela tão simpática Aldeia de Mosteiros e por fim, termine esta pequena rota em mais um destino, talvez um pouco esquecido … a bonita Vila de Arronches.

No Parque Natural da Serra de São Mamede, existem ainda pelo menos, mais três cascatas: A Cascata da Cabroeira, Cascata da Ribeira de Arronches e a Cascata do Monte Sete.

Não foi nesta aventura que as conseguimos descobrir, mas entre muitos outros motivos, este será seguramente, um dos bons para lá voltarmos!

🌍 NAVEGAÇÃO GPS:

🗺 O nosso percurso desta etapa » De Marvão a Arronches

🗺 Localização da cascata » Cascata Pego do Inferno

🛏 Onde ficar:

🏨 Alojamento » Casa da Faia 

🚍 Em autocaravana:

🅿️ » Estacionamento para visitar a cascata

🌄 » Camping Puro Alentejo

🍲 Onde comer:

Restaurante » Tomba Lobos

 

 


Escolhemos a melhor relação qualidade – preço, baseado na nossa experiência e/ou pesquisa. Ao reservar através das nossas ligações, não paga mais por isso e nós obtemos um contributo dos parceiros afiliados, conseguindo assim dar continuidade à existência deste Blogue.


 

 

⇓ Crónicas desta série ⇓

Parque Natural da Serra de São Mamede

 

——- 〈 — 〉 ——-

 

Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?

Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.

Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?

Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.

 

Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com

 

politica editorial-alma-de-aventureiros-almadeaventureiros.pt Alma de Aventureiros

6 Comments

  1. Liliana Ramos diz:

    Simplesmente maravilhoso 🙏🏼😍

  2. Carlos Fonseca diz:

    Boa tarde.

    Gostaria de fazer uma correção ao vosso artigo, o Pego do Inferno é na Freguesia de Alegrete e não em Mosteiros como diz no texto.
    Parabéns pela vossa publicação mas se possível coloquem a informação correta.

    • AlmadeAventureiros.pt diz:

      Boa tarde Carlos Fonseca. Obrigado. Contudo, é referida a localidade de Mosteiros, por se encontrar um pouco mais próxima e como ponto de referencia para quem não conhece. Mas sim, de facto, pertence à freguesia do Alegrete.

  3. Arménio Ramalho diz:

    Existem pelo menos mais duas cascatas no parque natural da serra de São Mamede

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *