As Covas de Sant Josep, são um sistema de grutas naturais, situadas na localidade de Vall de Uxó, em Valência, Espanha e são o local onde se localiza o maior rio subterrâneo navegável da Europa.
📸 Covas de Sant Josep.
O enorme fascínio destas grutas, deve-se ao facto de serem atravessadas por um rio subterrâneo, que é atualmente o maior rio subterrâneo navegável da Europa e que permite a quem as visita, navegar ao longo de quase 1 quilómetro de comprimento.
Apesar dos seus 2750 metros já explorados, o real comprimento do rio e a sua origem, continuam a ser um mistério!
Após se percorrer a pé os primeiros 250 metros, chegamos então ao fantástico e misterioso rio subterrâneo. As cores azuis turquesa e a cristalinidade da sua água, são por si só, um espetáculo memorável.
Aqui encontramos o cais de embarque, onde entramos para as pequenas embarcações de madeira, que são conduzidas quase como gondolas, através de estreitíssimos canais e de onde pendem incontáveis estalactites, que nos obrigam a, muitas vezes, termos que ir com o máximo de atenção e baixar a cabeça … o teto dos canais torna-se por vezes tão estreito, que em muitas ocasiões, temos mesmo que nos dobrarmos para o interior dos barcos, para conseguirmos passar!
Estreito após estreito, somos conduzidos a enormes e deslumbrantes salões, onde a única reação possível, é a completa admiração e fascínio pelo local e pelo momento que estamos a vivenciar.
O primeiro dos grandes salões, é o dos morcegos, que deve o seu nome ao facto de que antigamente, ali se alojavam inúmeros desses animais.
O espetáculo dos salões, com as suas cores, formas e dimensões, sucedem-se, um após o outro.
Por fim, o maior dos salões … A Catedral, com uma altura superior a 12 metros, onde encontramos uma das maiores estalactites do mundo … a Medusa.
E como se todo o espetáculo com que já fomos brindados, ainda não fosse suficiente, eis que momentaneamente, surge a escuridão total, para logo de repente, sermos contemplados com um espetáculo de luz e som que ecoa por todo o salão e nos invade de sensações e emoções.
📸 Covas de Sant Josep. | Foto reportagem.
Simplesmente inesquecível …
As grutas de Sant Josep, são um daqueles locais que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.
📸 Covas de Sant Josep. | Foto reportagem.
Ali bem próximo, não deixe de visitar o centro histórico da bonita localidade de Vall de Uxó.
📸 Covas de Sant Josep. | Foto reportagem.
As covas ou grutas de Sant Josep, situam-se muito próximo do centro da localidade de Vall de Uxó, ode dispõe de todo o tipo de coméricio, restauração e alojamentos.
As grutas mantêm uma temperatura bastante regular no seu interior – na ordem dos 20º c, pelo que não precisa de se preocupar em levar qualquer agasalho.
No interior, em alguns sectores, não é permitido fotografar nem filmar. Nos locais onde tal é permitido, o guia avisa os turistas; contudo, não é permitido a utilização de flash!
Também não é permitido o consumo de de bebidas ou alimentos no interior.
Embora ao longo do dia existam muitas visitas, com intervalos de aproximadamente meia-hora, poderá optar por efectuar a reserva on-line, sobretudo se for inserido num grupo grande de pessoas amigas ou familiares.
Se pretender percorrer o rio subterrâneo em Kayak, terá que efectuar sempre reserva e estar inserido num grupo.
Junto às grutas, existe um estacionamento bastante grande, com lugares delineados para autocarros de turismo, viaturas ligeiras e também para autocaravanas.
Ao redor do complexo das grutas, existe toda uma infraestrutura turística, com diversos restaurantes, lojas de lembranças, jardins e também alguns locais de actividades a pensar nos mais novos.
A melhor altura do ano para se visitar as grutas, será nos meses de março a junho e posteriormente, nos meses de setembro e outubro, uma vez que irá encontrar um turismo menos massivo, além de que, as temperaturas estarão mais amenas, pois por esta zona de Espanha, as temperaturas de verão, costumam ser extremamente elevadas.
📌 Sugestões para visitar na região, alojamento e restauração.
📲 Reservas on-line: Coves de Sant Josep
🛏 Onde ficar:
Em Hotel ou alojamento local
Em autocaravana
Estacionamento para autocaravanas
🍴 Onde comer:
Uma outra visita absolutamente imprescindível, a cerca de 50 km, é à lindíssima cidade de Valência, onde pode, para além do seu magnifico centro histórico, desfrutar de um agradável passeio ao longo da marginal, com vista privilegiada para o Mar mediterrâneo.
O melhor de Espanha – O que ver e visitar