A medieval cidade de Cuenca, com as suas casas suspensas que desafiam a gravidade, deverá o seu nome ao latim de cunca – concha, provavelmente, pela sua localização e configuração geográfica. Como em qualquer cidade antiga, não seria surpresa que o seu centro histórico fosse aquele que mais nos iria surpreender, mas o facto é que a nossa admiração por Cuenca, não aconteceu logo quando a começámos a percorrer! A nossa grande surpresa, deu-se quando nos deparámos com a visão proporcionada desde o Miradouro do Barrio Del Castillo … começam-me a faltar adjectivos para classificar cada sensação vivida ao longo deste roteiro por Espanha … mas aqui, só posso usar um … surreal!
A cidade antiga, encontra-se realmente quase suspensa sobre um enorme maciço rochoso, na confluência de dois rios; de um lado o Júcar e do outro, o Huecar, que esculpiram estas fantásticas formações rochosas.
Daqui, contempla-se um enorme vale e o espectáculo das Casas Colgadas (Casas Suspensas) do bairro. Um verdadeiro ícone, não só de Cuenca, mas também de Espanha. Tudo é majestoso!
Após largos momentos de admiração, abandonamos o miradouro em direcção à Muralha e Arco de Bezudo, de onde nos agora possível observar um segundo e muito verde vale, este atravessado pelo rio Júcar … igualmente sublime!
Descemos em direcção à Plaza Mayor ao encontro da Catedral, e pensamos nós, local de algum rebuliço, pois estamos em Agosto! É mais uma pequena surpresa, uma vez que os turistas são diminutos. Sentamo-nos numa esplanada, onde de forma muito amável e sem correrias, nos servem um excelente pequeno-almoço … excelente no palato e pequeno na carteira, considerando que estamos numa esplanada do centro histórico da Cidade.
Embrenhamo-nos pelas ruelas ao encontro da Ponte de San Pablo. Aqui, é então possível compreender o porquê do nome Casas Suspensas, pois estamos mesmo por baixo delas, que verdadeiramente, desafiam a gravidade!
Atravessamos a ponte pedonal em busca de um outro espectáculo … uma das mais belas pousadas que já alguma vez vi.
No regresso, trilhamos ao longo do sopé rochoso que alicerça o bairro. Estamos de volta ao Miradouro de onde partimos.
O estômago já dá sinal da hora do almoço e lá vamos ao encontro de uma especialidade local … Zarajos, que é nada mais do que tripas de cordeiro assadas na brasa, com a particularidade de serem entrelaçadas num galho.
Estamos agora apostados, em percorrer as margens do Júcar, que cada vez mais nos encanta, e ver onde cada próxima curva nos leva … assim como nós gostamos, um pouco sem destino nem hora marcada.
📸 Cuenca – A Cidade das Casas Suspensas
🕵️♂️ Dicas de aventureiro:
🕍 O que visitar:
Cuenca, é uma cidade do interior de Espanha, já com alguma dimensão considerável e onde é possível, encontrar todos os serviços e acomodações. Pertence ao município com o mesmo nome na região autónoma de Castilla-La Mancha.
O destaque, vai para a sua zona histórica, ou bairro antigo, que se encontra situado na confluência dos rios Júcar e Huecar. Esta zona histórica e medieval, encontra-se assente numa plataforma rochosa, entre grandes desfiladeiros. Este facto, permite que de qualquer um dos seus miradouros, se possa desfrutar de vistas panorâmicas de excelência.
Comece a sua visita pelo centro histórico e visite o Convento de Las Pretas, a Catedral e o museu de Cuenca. Por entre estreitas ruelas fantásticas, deixe-se conduzir até às Casas Suspensas … parecem realmente desafiar a gravidade! Depois, passe a ponte suspensa de San Pablo e visite o Mosteiro com o mesmo nome. Regresse ao inicio da ponte e percorra o trilho até ao miradouro de Cuenca e visite ainda as ruinas do castelo.
🛏 Onde ficar:
🏨 Alojamento » Posada de San Jose
🚍 Em autocaravana:
🅿️ » Simples estacionamento junto centro histórico e miradouro
» ASA – Excelente local de pernoita, junto ao Rio Júcar
🍲 Onde comer:
Restaurante » Restaurante La Pozada de San José
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.
2 Comments
Gracias. Cuenca es una de las ciudades más bonitas e interesantes de España. Aconsejo a todo el mundo que visite Cuenca.
¡Sin duda! Nosotros somos los que le damos las gracias por la bonita ciudad de Cuenca y por el cariño con el que nos recibieron tan bien y como reciben el turismo… en nuestro caso, el turismo en autocaravana.
Muchas gracias y saludos de estos amigos de Lisboa.