¦ Monumento Natural das Portas de Rodão – Por Praias e Recantos de um Rio de Encanto ¦
Estamos no Geopark Naturtejo, num dos mais belos monumentos naturais de Portugal; as Portas de Rodão.
Este fenómeno geológico ou acidente geográfico, há milhões de anos, terá sido uma cascata, por onde as águas do rio se precipitavam de grande altitude, sobre o vale a jusante. Com o tempo, o rio acabou por vencer o obstáculo, desgastando as rochas e dando assim lugar, aos actuais magníficos dois maciços quartzíticos, com mais de 160 metros de altura.
Mas para melhor contemplar toda a envolvência, nada como recorrer a dois locais: navegar o rio e subir ao pilar do lado a norte.
Nós começámos por um magnifico passeio de barco. Saindo do cais, o passeio é feito através do estreito formado pelos dois maciços e percorre diversos ilhéus que ali se formam.
No Geopark, para além da diversidade da flora, é possível assistir à nidificação e aos voos baixos das maiores aves de Portugal; os Abutres-fouveiros ou Grifos; únicos no Tejo e um espectáculo de rara beleza!
Depois do passeio, nada como experimentar uma das muitas iguarias, igualmente proporcionadas pelo rio; uma deliciosa fritada de peixe, acompanhada a preceito, com uma açorda de Savel.
Após o almoço, estava na hora de irmos à procura do segundo ponto de observação do Parque Natural e, também, em busca de uma lenda, que nos contaram na Aldeia.
O percurso estrada fora, até ao topo do maciço a sul, só por si, já merece uma visita.
E foi aqui que descobrimos o Castelo do Rei Wamba, onde para além de um panorama de cortar a respiração, encerra em si, uma maldição!
Reza a lenda que, o Rei Wamba, um Visigodo e cristão da antiga Hispânia, terá construído o seu castelo, aqui neste local.
Há quem diga que, a Rainha, fugiu pelo túnel com o Rei Mouro e que o Rei Wamba, disfarçado de mendigo, conseguiu descobri-la e acabou por trazê-la de volta.
No final da história, o amor proibido foi castigado, com a Rainha a ser lançada por uma das escarpas do rochedo!
Porém, antes de ser projectada, ditou uma maldição:
Adeus Ródão, adeus Ródão,
Cercada de muita murta,
E terra de muita puta,
Não terás mulheres honradas,
nem cavalos regalados,
nem padres coroados.
Diz-se que, por onde o corpo rebolou, nunca mais ali cresceu mato!
Após a morte do seu antecessor, Wamba foi designado ao trono, e terá pedido a Deus, para confirmar a sucessão, e o sinal, era a revitalização da vara que tinha na mão. Plantou-a então no meio de um olival e ainda lá estará. A vara revigorou-se, tendo ele reinado entre 672 e 680.
DICAS DE AVENTUREIRO.
O Geopark Naturtejo, é um local imperdível, para quem ama o contacto com a natureza.
Navegar as águas do Tejo, desde a fronteira em Cedillo, até à barragem do Fratel, é um passeio de barco fantástico, que pode ser proporcionado pela empresa Vila Portuguesa. Para além de diversas actividades náuticas e diversas tipologias de embarcações, a Vila Portuguesa, dispõe de um barco grande, onde lhe proporcionam uma visita guiada a diversos pontos, a possibilidade de almoçar ou jantar a bordo e desfrutar de um Pôr-de Sol fantástico, ou até mesmo, dormir numa das ilhas!
Imperdível também, é a subida ao Castelo e desfrutar da sua história e paisagem.
Aconselho ainda, uma visita à Vila de Rodão.
Para um fim-de-semana bem passado, a mesma empresa que proporciona os passeios no Tejo, dispõe de restaurante, onde pode experimentar algumas especialidades locais. Para completar, passe a noite numa casa rural da Vila Portuguesa.
Esta é a décima terceira crónica sobre o Tejo. Próxima paragem: Ortiga.
Conhecer, amar e enaltecer o Tejo.
⇐ Crónica anterior.
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com