Inúmeras pessoas descreveram a Serra da Arrábida, e muito em particular, uma das suas mais belas baías; o Portinho da Arrábida. Contudo, talvez tenha sido Sebastião da Gama, quem melhor descreveu este recanto de encanto e toda a serra, onde aprendeu a observar e amar, as mais simples coisas da vida! Chamava-lhe Serra Mãe, a este local onde viveu, envolto por rochedos, o perfume agreste do alecrim, as areias brancas das pequenas praias, os tons turquesa das águas e o cheiro a maresia.
Embora não seja um dos poetas portugueses mais conhecidos, foi seguramente um dos que da forma mais apaixonada, descreveu as belezas de Portugal, como hinos autênticos à natureza. – há Sol a cada canto, e não há Mar tão lindo noutro lado, Nem há Céu mais alegre do que o nosso, nem pássaros, nem águas…
Sebastião da Gama, era também Professor, e apesar da sua curta passagem pela vida, deixou um legado enorme de obras literárias; entre muitas delas, e para terminar, elejo um pequeno poema que é para mim, como uma autêntica ode ao amor de Mãe e que convida à reflexão sobre a condição da vida:
“Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.
Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais…
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.
Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.
As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém…
Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe…”
DICAS DE AVENTUREIRO
O lugar do Portinho da Arrábida, encontra-se situado em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida.
Começou por ser um lugar com uma pequena fortaleza, onde mais tarde, e muito em pequeno, veio a viver Sebastião da Gama com a sua família.
Aqui, para além da sua praia com o mesmo nome, é possível desfrutar de mais duas outras envolventes, como é o caso da Praia do Creiro e uma outra muito pequena e ainda pouco conhecida; a Praia dos Pilotos.
Nesta baía, serão menos de vinte, as casas existentes e três restaurantes, onde se pode comer bom peixe, enquanto se desfruta da panorâmica do mar.
Como pontos imperdíveis, navegue num Paddle ou num caiaque, ao redor e por dentro da Pedra da Anicha.
No museu hidrográfico, pode interpretar algumas das espécies marinhas da zona e desfrutar da melhor vista sobre a baía.
Suba um pouco ao longo da estrada e, em frente ao memorial do poeta, irá encontrar um acesso à pequeníssima Praia dos Pilotos.
Ainda mais acima e, no interior do parque de estacionamento em frente à Casa do gaiato, irá encontrar um trilho com cerca de 300 mts, que conduz à Lapa de Santa Margarida. Esta pequena espécie de gruta, contém uma das mais peculiares das capelas de Portugal!
A Capela de Santa Margarida, foi construída no século XVII, existindo na altura três imagens: Nossa Senhora da Conceição, Santo António e Santa Margarida. Com o passar do tempo, as imagens desapareceram, com a exceção de uma, que permanece guardada no Convento da Arrábida, cimeiro ao Portinho.
Este último, constitui-se também como um dos mais carismáticos e históricos dos conventos portugueses, mas infelizmente, não existem vistas ao público em geral.
Lapa de santa Margarida – Vídeo:
COMO IR – Localização GPS:
🍴 ONDE COMER: Restaurante D’uportinho
🏨 ONDE FICAR:
Em alojamento / Hotel
Em autocaravana
⇒ Parque de Campismo – Eco Parque do Outão
⇒ Parque de Estacionamento superior da Anicha
⇐ Crónica anterior:
Próxima crónica ⇒
Azeitão
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com