Praia Fluvial dos Moinhos – Alcochete – Ao Longo do Tejo, por Praias e Recantos de um Rio de Encanto.
Deixámos para trás a Praia do Samouco e dirigimo-nos para uma outra um pouco mais acima, também em Alcochete, mesmo logo após a Ponte Vasco da Gama.
O nome de Praia dos Moinhos, deve-se ao facto da existência de quatro moinhos de vento, agora desactivados, que outrora, e à semelhança de muitos outros ao longo do Tejo, serviam para a moagem dos cereais das plantações do Sul, que posteriormente eram embarcadas, sobretudo com destino a Lisboa.
A sua extensão de areia, começa sensivelmente junto às Salinas e prolonga-se ao longo de aproximadamente dois quilómetros, em direcção à zona histórica da Vila de Alcochete.
O vento não muito intenso, mas constante, torna esta praia fluvial, como uma das mais escolhidas para a prática do Kitesurf e Paddle Surf, o que levou à instalação de duas escolas, dedicadas à prática destas e de outras modalidades ligadas aos desportos aquáticos.
Durante os meses de verão e na subida da maré, o Tejo fornece-lhe águas quentes e calmas, convidativas a banhos e ao lazer.
Com bons acessos e zonas de estacionamento próximas, a Praia dos Moinhos, encontra-se dotada de todas as infraestruturas de apoio, dos quais fazem parte a vigilância na época balnear, zonas verdes, duches, equipamentos para a prática desportiva e dois bares de apoio, com excelentes esplanadas, que ao final da tarde, nos convidam a desfrutar de um magnifico Pôr-do-Sol, sobre a Ponte Vasco da Gama!
Passear ao longo do areal e apreciar os seus moinhos e paisagem envolvente, constitui por si só, um convite irresistível! Como se isso não bastasse, ao longo da marginal, é possível continuar a desfrutar de uma caminhada tranquila, pelo seu Passeio Ribeirinho, até à zona mais típica da Vila.
E foi precisamente por ali que nos perdemos, na esplanada do Solar do Peixe, onde nos deliciámos com uma muito bem confeccionada, grelhada mista de peixe, temperada com simpatia e a tranquilidade da linda Vila Ribeirinha de Alcochete.
Esta, é a nona crónica sobre o Tejo. Próxima paragem: Praia Doce.
Conhecer, amar e enaltecer Portugal.
⇐ Crónica anterior.
Mariscadores de um Mar de Palha
Próxima crónica ⇒
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com