Quanto mais viajo para fora de Portugal, mais me dou conta da extraordinária beleza do nosso país! Por vezes é assim; é preciso ir além-fronteiras, para abrirmos o nosso campo sensorial e percebermos que a beleza, pode estar mesmo ao nosso lado, tão somente à distância de um olhar mais atento e demorado. A Praia do Ribeiro do Cavalo, em pleno Parque Natural da Arrábida, é disso um exemplo; como um pequeno pedaço de paraíso, que ainda permanece num estado quase selvagem! Situada numa recôndita e pequena baía da Arrábida, na zona oeste da linda vila piscatória de Sesimbra, esta praia, é de uma beleza selvagem, ímpar.
Desde o cimo das suas vertiginosas e verticais arribas, o cenário é simplesmente de cortar a respiração. Como num dos seus mais belos quadros, aqui, a natureza parecia estar particularmente inspirada.
Resguardadas entre dois imponentes maciços rochosos, as suas águas calmas e cristalinas, refletem tons de um azul turquesa deslumbrantes, que nos fazem querer prolongar o momento de contemplação deste pedaço de paraíso.
Já lá em baixo, o delírio dos sentidos continua e, é ao final da tarde, que o momento alto da magia acontece.
À medida que o Sol se põe, toda a baía ganha um encantamento diferente, repleto de peculiaridades. A luz e as sombras, dão aos rochedos tons que alternam entre os dourados e o cinza ferroso. Alguns, ganham contornos no nosso imaginário; nomeadamente, uma formação rochosa, que se assemelha a uma traineira de pescadores que ali ficou encalhada e um outro rochedo que, quando observado de um determinado ângulo, se assemelha à cabeça de um dinossauro.
Esta praia, deverá o seu nome não só à proximidade como o Forte do Cavalo, como também a uma série de ribeiros que no inverno por ali correm; entre eles o Ribeiro do Cavalo. Na realidade, é actualmente um curso de água que, outrora, foi muito mais consistente; mas a contínua e sistemática actividade das pedreiras cimeiras, alteraram o seu fluxo de água.
Ainda assim, em dias de chuva intensa, estes pequenos cursos, precipitam-se desde grande altitude até à praia, dando lugar a magnificas cascatas marítimas.
Porque Portugal é isto e muito mais, termino como comecei … este, é seguramente, um dos mais belos locais onde já estive.
📸 Praia Ribeiro do Cavalo – Paraíso Selvagem | Foto reportagem.
🕵️♂️ Dicas de aventureiro:
Por se tratar de uma praia em estado selvagem, não existem acessos por estrada ou qualquer outra tipologia de passadiço. Também não tem qualquer tipo de assistência.
Para chegar a esta pérola, existem duas formas: uma é através de embarcações que partem desde o Porto de Sesimbra e a segunda, é através de uma boa caminhada, desde o limite do porto, como foi o nosso caso.
Depois de passar o porto de abrigo, estacione a sua viatura no parque ali existente, ou um pouco mais acima, num largo de terra batida. Desloque-se pelo estradão acima, durante cerca de 700 mts, onde após a curva, irá encontrar uma placa do lado esquerdo, com o nome da praia.
Uma vez no cimo do planalto, a segunda fase da caminhada, torna-se mais fácil. Tendo a orla costeira situada à sua esquerda como ponto de orientação, olhe em frente para a serra mais alta e será nessa direcção que terá que seguir sempre em frente. Existem pequenos trilhos, mas nada como seguir aquele que se apresenta como o mais desgastado … é quase sempre em frente e, pelo caminho, vão aparecendo algumas marcas.
Ainda desde o cimo, é possível desfrutar de um cenário de cortar a respiração!
Depara-se então com uma descida íngreme, que requer cuidados adicionais e bastante concentração, pois é preciso escolher sempre muito bem os locais fixos e sólidos para colocar pés e mãos para descer até à praia.
🚶♂️🎒 Cuidados a ter | o que levar:
🗺 Como chegar:
🚗 De carro » Local de Estacionamento.
🚶♂️ O trilho » Praia Ribeiro do Cavalo.
⛴ De barco » Bolhas – Passeios de barco
🛏 Onde ficar:
🏨 Alojamento » A Casa da Vila
🚍 Em autocaravana:
🌄 » Parque de Campismo do Forte do Cavalo
🍲 Onde comer:
Restaurante » Tic Tic (A nossa eleição em Sesimbra, sempre que queremos comer bom peixe, com variedade e doses generosas).
» O Canhão
📖 Este artigo, faz parte da série: Parque Natural da Serra da Arrábida
Outros artigos relacionados: Trilhos
Próxima Crónica ⇒
⇐ Crónica anterior:
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com