fbpx

Praia Ribeiro do Cavalo – Paraíso Selvagem | Como ir

Praia Ribeiro do Cavalo – Paraíso Selvagem | Como ir

Praia Ribeiro do Cavalo - Arrábida - Portugal - Alma de Aventureiros

Quanto mais viajo para fora de Portugal, mais me dou conta da extraordinária beleza do nosso país! Por vezes é assim; é preciso ir além-fronteiras, para abrirmos o nosso campo sensorial e percebermos que a beleza, pode estar mesmo ao nosso lado, tão somente à distância de um olhar mais atento e demorado. A Praia do Ribeiro do Cavalo, em pleno Parque Natural da Arrábida, é disso um exemplo; como um pequeno pedaço de paraíso, que ainda permanece num estado quase selvagem! Situada numa recôndita e pequena baía da Arrábida, na zona oeste da linda vila piscatória de Sesimbra, esta praia, é de uma beleza selvagem, ímpar.

Desde o cimo das suas vertiginosas e verticais arribas, o cenário é simplesmente de cortar a respiração. Como num dos seus mais belos quadros, aqui, a natureza parecia estar particularmente inspirada.

Resguardadas entre dois imponentes maciços rochosos, as suas águas calmas e cristalinas, refletem tons de um azul turquesa deslumbrantes, que nos fazem querer prolongar o momento de contemplação deste pedaço de paraíso.

Já lá em baixo, o delírio dos sentidos continua e, é ao final da tarde, que o momento alto da magia acontece.

À medida que o Sol se põe, toda a baía ganha um encantamento diferente, repleto de peculiaridades. A luz e as sombras, dão aos rochedos tons que alternam entre os dourados e o cinza ferroso. Alguns, ganham contornos no nosso imaginário; nomeadamente, uma formação rochosa, que se assemelha a uma traineira de pescadores que ali ficou encalhada e um outro rochedo que, quando observado de um determinado ângulo, se assemelha à cabeça de um dinossauro.

Esta praia, deverá o seu nome não só à proximidade como o Forte do Cavalo, como também a uma série de ribeiros que no inverno por ali correm; entre eles o Ribeiro do Cavalo. Na realidade, é actualmente um curso de água que, outrora, foi muito mais consistente; mas a contínua e sistemática actividade das pedreiras cimeiras, alteraram o seu fluxo de água.

Ainda assim, em dias de chuva intensa, estes pequenos cursos, precipitam-se desde grande altitude até à praia, dando lugar a magnificas cascatas marítimas.

Porque Portugal é isto e muito mais, termino como comecei … este, é seguramente, um dos mais belos locais onde já estive.

 

📸 Praia Ribeiro do Cavalo – Paraíso Selvagem | Foto reportagem.

 

🕵️‍♂️ Dicas de aventureiro:

  • Tipologia de trilho: Linear com declive acentuado;
  • Tempo médio:  30 a 40 mnts;
  • Ganho de elevação: Cerca de 100 mts;
  • Grau de dificuldade: Moderado. – Aconselha-se alguma destreza física.  

Por se tratar de uma praia em estado selvagem, não existem acessos por estrada ou qualquer outra tipologia de passadiço. Também não tem qualquer tipo de assistência.

Para chegar a esta pérola, existem duas formas: uma é através de embarcações que partem desde o Porto de Sesimbra e a segunda, é através de uma boa caminhada, desde o limite do porto, como foi o nosso caso.

Depois de passar o porto de abrigo, estacione a sua viatura no parque ali existente, ou um pouco mais acima, num largo de terra batida. Desloque-se pelo estradão acima, durante cerca de 700 mts, onde após a curva, irá encontrar uma placa do lado esquerdo, com o nome da praia.

Uma vez no cimo do planalto, a segunda fase da caminhada, torna-se mais fácil. Tendo a orla costeira situada à sua esquerda como ponto de orientação, olhe em frente para a serra mais alta e será nessa direcção que terá que seguir sempre em frente. Existem pequenos trilhos, mas nada como seguir aquele que se apresenta como o mais desgastado … é quase sempre em frente e, pelo caminho, vão aparecendo algumas marcas.

Ainda desde o cimo, é possível desfrutar de um cenário de cortar a respiração!

Depara-se então com uma descida íngreme, que requer cuidados adicionais e bastante concentração, pois é preciso escolher sempre muito bem os locais fixos e sólidos para colocar pés e mãos para descer até à praia.

🚶‍♂️🎒 Cuidados a ter | o que levar:

  • Uma vez lá em baixo, mantenha-se afastado das arribas, pois podem-se tornar instáveis!
  • Embora já tenhamos ido a esta praia no inverno para vislumbrar as cascatas, não o aconselho; pois pode encontrar a praia com forte ondulação, as arribas com maior instabilidade, bem como o acesso final, mais escorregadio!
  • Preferencialmente, não vá sozinho, e se o fizer, avise alguém para onde e quando vai, e quanto tempo é espectável poder demorar.  – Esta é uma das minhas regras de ouro, sempre que me desloco nas minhas aventuras, para locais mais isolados!
  • Aconselho um bom calçado de caminhada e cuidados redobrados;
  • Uma mochila com alimentos, água e telemóvel.  – o qual deverá verificar a quantidade de bateria ou adicionar uma “Power Bank”;
  • Toalha e protector solar;
  • E muito importante … sacos de lixo para não deixar o que levou e máquina fotográfica para mais tarde, recordar o que encontrou.

🗺 Como chegar:

🚗 De carro » Local de Estacionamento.

🚶‍♂️ O trilho » Praia Ribeiro do Cavalo.

⛴ De barco » Bolhas – Passeios de barco

🛏 Onde ficar:

🏨 Alojamento » A Casa da Vila

                            » Sesimbra Hotel & Spa

🚍 Em autocaravana:

🅿️ » Estacionamento natural

🌄 » Parque de Campismo do Forte do Cavalo

🍲 Onde comer:

Restaurante » Tic Tic (A nossa eleição em Sesimbra, sempre que queremos comer bom peixe, com variedade e doses generosas).

                       » O Canhão 

 

🎥 Praia Ribeiro do Cavalo – Paraíso Selvagem | Vídeo reportagem.

 

📖 Este artigo, faz parte da série: Parque Natural da Serra da Arrábida

Outros artigos relacionados: Trilhos

 

Próxima Crónica ⇒ 

Sesimbra

⇐ Crónica anterior:

A Lenda do Cabo Espichel

 


Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?

Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.

Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?

Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.

Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *