O Parque Natural do Alto Tejo, é um verdadeiro delírio para os amantes da natureza e muito em particular, para todos aqueles que, como nós, têm fascínio por formações geológicas, sejam elas montanhas ou cavernas. E no caso das cavernas, uma das que é de visita obrigatória neste parque natural, é a Sima de Alcorón.
📸 Sima de Alcorón.
As simas – designadas em português por algares – são cavidades cársicas verticais em forma de poço, que podem dar origem a cavernas ou abismos a céu aberto. São formações geológicas comuns em terrenos cársticos, em que as rochas calcárias se dissolvem com a passagem da água.
No caso da Sima de Alcorón, apesar de não ser a mais profunda deste parque natural, é seguramente uma das mais largas e a única em cujo acesso é facilitado por mais de 200 degraus de cimento, que nos conduzem ao fundo dos seus impressionantes 63 metros de profundidade!
A visita deve ser feita por volta do meio-dia, pois é quando a magia acontece, uma vez que os raios do Sol no interior seu interior, se transformam em feixes de luz. A sua boca larga de entrada, permite que a luz chegue a alcançar a quase totalidade da caverna.
A primeira sala, a cerca de 20 metros de profundidade, é muito ampla e bem iluminada. Mas para quem quiser descobrir um pouco mais, é preciso estar munido de lanternas e preparar-se para mais 40 metros de descida e um grande aumento da humidade!
📸 Sima de Alcorón | Foto reportagem.
No final, como se todo o espetáculo com que a natureza nos acabou de deslumbrar, precisasse ser brindado com este seu capricho final, somos contemplados com um pequeno lago de águas frescas e cristalinas que escorrem das estalactites de um rio subterrâneo!
Para além de toda a beleza que, inevitavelmente o Rio Tejo confere a esta zona, destacamos os inúmeros trilhos, em que muitos deles, não só nos levam a percorrer as margens de um Tejo selvagem, como nos transportam a deslumbrantes miradouros com paisagens de rara beleza.
Para quem quiser visitar a região e perceber toda a extrema importância do Rio Tejo, a geologia, fauna, flora, bem como as suas povoações e tradições, nada como fazer uma visita ao Centro Interpretativo do Alto Tejo!
Deixamos alguns sites, referentes a cada uma das povoações do Alto Tejo:
🛏 Onde ficar:
Em Hotel ou alojamento local
Em autocaravana
🍴 Onde comer: