| Tancos – A Florida Aldeia do Tejo – Ao Longo do Tejo – Praias e Recantos de um Rio de Encanto |
Tancos, é assim como uma espécie de aldeia improvável! Daquelas aldeias que não se imagina visitar; talvez pelo facto de não ser um daqueles locais, que se eleja logo à partida, como destino de visita, ou talvez, tão simplesmente, porque quem passa na estrada, não detenha o olhar com a merecida atenção, para aquele casario que desce até ao rio.
Mas às vezes, é nos locais mais improváveis e mais recatados, que se escondem os pequenos recantos mais belos.
Tancos, é precisamente um desses recantos, cheios de encanto!
Recorrendo a uma expressão, actualmente muito em voga, tenho que confessar que já fui muito feliz aqui … e também em Almourol, um pouco mais acima e, ainda em Constância.
O meu primeiro contacto com esta zona, ocorreu pelos meus 21 anos, quando assentei praça, na antiga Base Escola de Tropas Paraquedistas, aqui tão próximo, no polígono militar de Tancos; logo, durante dois anos, percorri toda esta área do médio Tejo. Umas vezes a sobrevoar, e outras a palmilhar terreno.
Voltar aqui, traz-me à memória um sentimento bom; de um certo conforto, nas lembranças da minha juventude; pois afinal, e sem que me desse conta, passaram-se mais de 30 anos!
Não sei se Tancos está diferente … não me parece muito! Mas está certamente mais bela; agora, repleta de flores, muito mais composta e preservada, de uma forma quase imaculadamente irrepreensível. Como se os seus poucos habitantes, tivessem decidido endereçar um convite, aos passantes menos atentos – “Abrandem, parem um pouco e venham visitar-nos …”
Pois é mesmo preciso parar, para logo que se começa a percorrer as suas ruas inclinadas, percebermos a beleza desta aldeia que, chegou a ser sede do Concelho.
A zona ribeirinha, destaca-se pelo jardim, que nos permite repousar o olhar e descansar a mente, nas águas calmas do Tejo.
Logo em frente, quase somente à distância de uma barca, uma aldeia que nem o Tejo consegue manter separada; a aldeia do Arripiado.
A montante do rio, o vigilante Castelo de Almourol, parece aguardar pelo final da tarde, para mais uma vez e de forma milenar, se colorir com os reflexos do Sol que se há de pôr.
Tancos é assim … uma aldeia improvável, onde se está tão bem e de onde não apetece partir!
Esta, é a décima sexta crónica, sobre o Tejo. Na próxima paragem, vamos até Valada do Ribatejo.
-
-
Cais Ribeirinho de Tancos – Barcas tradicionais do Tejo, para recreio e travessia para a aldeia do Arripiado.
-
-
-
-
Igreja Matriz de Tancos
-
-
As cores garridas, são uma constante em quase todas as aldeias ribeirinhas do Tejo. Geralmente, as cores com que os barcos são pintados, são usadas as sobras, para pintar as casas!
-
-
-
-
Zona ribeirinha
-
-
-
A aldeia, é separada pela linha de comboio da Beira-Baixa
-
-
Ao longe, a montante do rio, o vigilante Castelo de Almourol.
-
-
A aldeia do Arripiado, a uma barca de distância.
DICAS DE AVENTUREIRO.
Esta zona do médio Tejo, é um local para passar um excelente fim-de-semana, onde para além do contacto com a natureza, pode desfrutar do melhor que a gastronomia ligada ao rio, tem para lhe oferecer
Para visitar o Castelo de Almourol, convém efectuar a sua reserva, pois a visita tem que ser autorizada e efectuada com recurso à travessia de barco (cerca de 4 euros), que pode reservar aqui: CM Barquinha – Centro de Interpretação Templário
Nas imediações, não pode perder uma visita ás bonitas vilas de Constância, Vila Nova da Barquinha e à aldeia do Arripiado.
Para interpretar e conhecer o Tejo de uma perspectiva diferente, existem diversas empresas de embarcações, inclusivamente, com barcos típicos da região, tais como a Tritejo.
🚗 LOCALIZAÇÃO GPS: Tancos
🍴 ONDE COMER: Restaurante Almourol
🏨 ONDE FICAR:
Em alojamento
⇒ Sonetos do Tejo
Em autocaravana
⇒ Parque de Estacionamento / Pernoita (local muito agradável, mas sem assistência).
⇒ ASA – Parque de Pernoita de Vila Nova da Barquinha
⇐ Crónica anterior
Castelo de Almourol
Próxima crónica ⇒
Valada – Como Numa Ode ao Tejo
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Descubra mais sobre os nossos artigos, o conceito de crónicas de viagem e a divulgação de locais, em SOBRE NÓS.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com