O trilho do Barranco da Ermida de La Hoz, é um dos locais mais emblemáticos do Parque Natural do Alto Tejo.
📸 Ermida de La Hoz.
Reza a lenda que, em 1129, quando um pastor por aqui andava à procura de uma das suas vacas que se havia perdido, terá acabado por a encontrar no interior de uma pequena gruta dos barrancos por aqui existentes.
Junto do animal, o pastor encontrou também uma imagem da Virgem!
Naquele tempo, a população da aldeia aqui próxima, com receio da invasão muçulmana que se aproximava, terá escondido a imagem da virgem numa das grutas destes barrancos.
Um facto histórico, é que se começaram a deslocar para o local, vários fiéis para verem a imagem, acabando por vir a ser construído no sopé destes barrancos, o pequeno santuário conhecido como Virgen de la Hoz.
Infelizmente, no dia em que visitámos o local, o santuário encontrava-se encerrado e acabámos por fazer somente o trilho, que já tínhamos assinalado como um dos pontos altos desta região … e de facto, não deixa nenhum amante da natureza indiferente.
📸 Trilho da Ermida de La Hoz. | Foto reportagem.
As formas destes rochedos, dão-nos largas à imaginação enquanto nos aventuramos à descoberta das suas muitas grutas e varandas naturais.
As suas cores vivas que variam entre o negro e o ocre intenso destas formações que se elevam do rio que corre aos seus pés, encaixam-se na perfeição na tela verde de pinhais, deste parque natural.
O trilho do barranco da Ermida de La Hoz, ficará seguramente gravado nas nossas memórias, como um dos mais belos que já percorremos.
🗺 Localização / navegação por GPS: Ermita de La Virgen de La Hoz
Levar roupa confortável, calçado adequado e uma mochila com uma garrafa de água. O trilho não se encontra assinalado, no entanto, é de fácil identificação e encontra-se protegido nos seus limites com cordas e cabos de aço.
⛰ Classificação do trilho:
📌 Sugestões para visitar na região, alojamento e restauração.
No sopé do barranco, corre o Rio Galo, um importante afluente do Tejo e, também aqui, existem inúmeros outros trilhos que se podem fazer nesta região.
Ali próximo, a cerca de 10 minutos de carro, aconselhamos uma visita à simpática e pequena localidade de Corduente, onde poderá aproveitar para visitar o Centro de Interpretação.
A localidade também dispõe de alguns restaurantes simpáticos e alojamento local.
Para quem quiser visitar toda a região e perceber a extrema importância do Rio Tejo, a geologia, fauna, flora, bem como as povoações e tradições do Alto Tejo, nada como fazer uma visita ao Centro Interpretativo do Alto Tejo, na localidade de Zaorejas, que poderá ser um complemento ao de Corduente!
Deixamos alguns sites, referentes a cada uma das povoações do Alto Tejo:
🛏 Onde ficar:
Em Hotel ou alojamento local
Em autocaravana
🍴 Onde comer:
Uma outra visita absolutamente imprescindível, a cerca de 90 km, é ao monumento que assinala o local onde nasce o rio Tejo. Não deixe também de visitar duas cidades emblemáticas e com elevado relevo patrimonial: Albarracin e Cuenca.