Entrar em Olite, é como entrar por um portal encantado, que nos transporta directamente para a época dos cavaleiros medievais e simultaneamente, ao longo da história de Espanha.
Esta singular Vila da comunidade de Navarra, é um misto dos estilos romano, gótico, barroco e renascentista, como são disso exemplo, algumas das suas casas abrasonadas, ruas repletas de seculares arcadas, palácios, palacetes e muralhas.
O seu maior destaque, recai sobre o Palácio Real, que já foi considerado um dos mais belos da Europa.
Construído durante o reinado de Carlos III, também conhecido por O Nobre, é actualmente um dos símbolos que melhor representam o antigo Reino de Navarra. O seu actual aspecto majestoso, é o resultado de sucessivas reconstruções ao longo de vários séculos.
Foi neste Palácio acastelado, que faleceram a Rainha Leonor e o Rei Carlos III em 1415. Mais tarde e aquando da visita de outros monarcas à localidade, passou a servir como residência.
Depois da invasão do Reino de Navarra pelos castelhanos no século XVI, acabou votado ao abandono. O consequente processo de deterioração, culminou com um incêndio, durante a Guerra de Independência Espanhola, que terá sido ordenado, com receio de que as tropas francesas, dele se apoderassem.
No início do século XX, foi sujeito a profundas obras de restauro, acabando por ser declarado como Monumento Nacional, em 1925.
–
Ao reservar através das nossas ligações abaixo, não paga mais por isso e nós obtemos um contributo dos parceiros comerciais afiliados, conseguindo assim dar continuidade à existência deste Blogue.
–
almadeaventureiroscorreio@gmail.com
–
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.