fbpx

A Coruña – Torre de Hércules e a História de uma Heróica Mulher.

A Coruña – Torre de Hércules e a História de uma Heróica Mulher.

Depois de sairmos do território das Astúrias e continuando ao redor circundar a Península Ibérica, dirigimo-nos ao ponto extremo noroeste a um local assinalado com um monumento, verdadeiramente singular … a Torre de Hércules!

 

Declarado como Património da Humanidade desde 2009, esta imponente torre com 68 metros de altura, é actualmente, o único farol de construção Romana e o mais antigo em funcionamento do mundo.

Reza a lenda, que Hércules terá ali desembarcado e terá sido também naquele local, que enterrou a cabeça do gigante Gireon, depois de o vencer num duro combate. Estar na presença de um monumento como este, é testemunhar a história, como também a força, o engenho e arte do ser humano.

 

Mas a nossa visita a A Coruña, é também motivada por uma outra curiosidade, que me foi despertada por um Amigo.

Contou-me que a origem dos seus antepassados, estava intrinsecamente ligada àquela cidade do Norte de Espanha, mais concretamente, à origem do apelido Pita. Como quem tem boca vai a Roma, fomos à procura da ligação deste apelido, àquela Cidade.

A surpresa, é que não foi nada difícil! Afinal, o apelido Pita, não só por aqui é bastante conhecido, como é historicamente homenageado, muito em concreto, sobre uma personagem feminina … Maria Pita.

Na realidade, Mayor Fernández de Cámara Pita.

Maria Pita, tal como muitas mulheres da Corunha, que genuinamente, são conhecidas por mulheres de armas, foi uma de muitas, que levavam mantimentos aos homens, que defendiam ferozmente junto aos muros da cidade, as tentativas de invasão por parte da frota da armada inglesa.

Reza a história, que depois daquele que foi o primeiro marido de Maria Pita, ser morto pelos ingleses; a valente heroína, terá ela própria matado, um oficial da frota britânica, que comandava as suas tropas. Perante os soldados espanhóis já desgastados pelo cerco, e com a derrota quase iminente, terá então pegado na bandeira inglesa sobre a sua cabeça e bradando a plenos pulmões, começou a pedir para que os homens e mulheres espanhóis, não se rendessem e continuassem a lutar ferozmente!

De facto, os soldados espanhóis ganharam novo alento ao ver a imagem daquela figura feminina a lutar de forma tão brava, que em pouco tempo, conseguiram derrotar a frota inglesa e recuperar a sua cidade.

Dicas de aventureiro:

Opte por estacionar junto à Marina da Cidade. Para quem se encontrar em viagem em autocaravana, este local, possui infraestruturas de excelência.

É muito próximo do centro histórico, sendo relativamente fácil os percursos a pé e muito agradáveis, pois são junto à costa.

Não deixe de visitar a Torre de Hércules, à qual pode subir e desfrutar de vistas magnificas, sobre o mar e a cidade. Ao lado e um pouco mais abaixo, uma enorme Rosa dos Ventos. Ao redor desta península, é possível também, apreciar outros monumentos, tais como, um conjunto de emblemáticos menires.

Um pouco mais para o interior, existem diversos jardins, museus e a Praça Maria Pita com a estátua desta heroína.

A Coruña, é uma Cidade costeira, localizada no noroeste de Espanha e sede de Conselho da Galiza. Sendo banhada pelas águas do Atlântico, possui boas praias e inúmeros restaurantes com excelentes menus de pescado.

Ao reservar através das nossas ligações abaixo, não paga mais por isso e nós obtemos um contributo dos parceiros comerciais afiliados, conseguindo assim dar continuidade à existência deste Blogue.

Se pretender, contacte-nos e estaremos à disposição para elaborar um roteiro de viagem, à sua medida:

almadeaventureiroscorreio@gmail.com

Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui: 

»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *