A Medieval vila de Albarracín, também conhecida como vila vermelha, pelos tons fogosos das suas cimeiras e milenares casas, encontra-se situada na província de Teruel na comunidade autónoma de Arágon e está classificada como um monumento nacional de Espanha, desde 1961, proposta a património da UNESCO.
Habitada desde a idade do ferro pelos Celtas, Albarracín foi conquistada no século XI pelos Berberes do Norte de África, mais concretamente pela família Banu Racin, tornando-a numa Taifa de Al-BanuRacin, ou Califado … Principado Muçulmano, dando então lugar à actual Albarracín.
É fácil perceber o porquê da escolha da geografia deste local, para aqui terem na altura, implementado esta povoação, pois ainda hoje, não é de fácil acesso, se se optar por aceder a pé, directamente ao seu centro histórico … é preciso subir e muito, as suas íngremes escadas.
Com edificações de rara beleza, encontramo-nos mais uma vez, perante o espectáculo de casas suspensas, à semelhança de muitas antigas povoações espanholas!
Percorrer estas ruas, é recuar no tempo, até à época medieval e a muita da história da Península Ibérica.
A noite aproximava-se e foi por aqui que ficámos para recarregar baterias, neste nosso 10º dia de viagem.
🕵️♂️ Dicas de aventureiro:
🕍 O que visitar:
Estacione na parte inferior da povoação para logo ali, perceber a imponência da obra realizada com as suas antigas casas. Percorra as suas muito estreitas ruas, suba ao castelo Muçulmano e atreva-se a percorrer alguns troços da sua imponente muralha, que rodeia a povoação. Não deixe de entrar num dos seus típicos bares, para perceber o interior destes edifícios.
Visite ainda a Torre de Doña Blanca, a Plaza Mayor e a Catedral Del Salvador. Imperdível também, é o seu pequeno passadiço, onde pode fazer uma bela caminha, junto ao Rio Guadalavir.
Delicie-se com um prato de caça ou com uma truta envolta em presunto.
🛏 Onde ficar:
🏨 Alojamento » Hotel Arábia
🚍 Em autocaravana:
🌄 » Camping Ciudad de Albarracín
🍲 Onde comer:
Restaurante » La Taberna
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.