Deixámos a Vila Medieval de Olite para trás e vamos agora a caminho do Principado Das Astúrias, mas havia mais uma pequena povoação, que parecia merecer uma visita!
Depois de percorrermos um extenso planalto e já dentro da comunidade autónoma de Castilla y Leon, foi preciso subirmos bem alto, para logo de seguida, descermos para o belo Vale de Obaline, esculpido pelo rio Molinar.
A estrada vai estreitando, levando-nos por entre rochedos, que parecem desafiar a gravidade. Passamos pela pequena povoação de Tobera, que nos presenteou com uma magnífica cascata.
Continuando viagem e porque a hora do jantar já se aproximava, bastaram cinco a seis quilómetros para começarmos finalmente a visualizar o Pueblo de Frias.
Inicialmente designada por Águas Fridas, esta pequena povoação, terá aparecido citada pela primeira vez, no século IX, como uma das primeiras que surgiram após a ocupação da zona mais alta do Rio Ebro.
Mesmo antes de se iniciar a caminhada da subida para o centro da Vila, é impossível ficar indiferente à muito estreita e altíssima Torre do Castelo dos Duques e às suas casas suspensas!
Uma Vila muito acolhedora de ruas estreitas e casario centenário, onde as esplanadas da praça central, nos convidaram a jantar.
–
Dicas de aventureiro:
Estacione um pouco antes da localidade de Tobera e vá até ao Mirador Del Molinar, seguidamente, desça um pouco mais e aprecie a cascata. Siga o trilho e mais abaixo, encontra a Igreja de San Vicent Martir.
Volte à estrada e siga então para Frias. Aqui, aconselho a que estacione a viatura na parte inferior, junto ao parque de estacionamento de autocaravanas e suba ao centro histórico. Destaco ainda como pontos de interesse, a Ponte Medieval, as Igrejas de San Vitores, a Românica, e a Ermida de Nossa Senhora de Hoz.
–
Ao reservar através das nossas ligações abaixo, não paga mais por isso e nós obtemos um contributo dos parceiros comerciais afiliados, conseguindo assim dar continuidade à existência deste Blogue.
–
almadeaventureiroscorreio@gmail.com
–
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.