Estrámos no Parque Natural da Serrania de Cuenca.
Como primeira paragem, impunha-se o Mirador de Las Ventanas del Diablo com direito a apreciarmos o serpentar do rio Júcar, lá bem em baixo.
Nesta segunda paragem ao longo deste Parque Natural, talvez a maior surpresa, seja a Cidade Encantada de Cuenca! Uma natural composição rochosa com múltiplas formas, em que muitas delas, se assemelham a autênticas esculturas em forma de animais.
A razão, deve-se ao facto de que há milhões de anos, todo este Parque Natural, encontrava-se coberto pelo Mar de Thetis. Um Mar de águas calmas que, no final do Período Cretáceo, começou a recuar, deixando um leito marinho de calcário com elevadas deposições de carbonato, cálcio e outros saís. Centenas de milhares de anos de ventos, água e gelo, acabaram por dar lugar a este encantador espetáculo de formações rochosas, onde cada visitante deve contemplar e dar largas à imaginação.
À semelhança de outros emblemáticos locais de Espanha, esta zona, e devido às suas tão peculiares formações rochosas, foi escolhida para cenários de alguns famosos filmes, tais como: Conan o Bárbaro e El Cid.
📸 Parque Natural da Serrania de Cuenca.
🕵️♂️ Dicas de aventureiro:
🕍 O que visitar:
O acesso à Cidade Encantada, é pago; contudo, vale muito a pena, pois as suas formações rochosas, proporcionam um espectáculo natural inesquecível.
Dispõe de óptimos acessos e estacionamentos, tanto para veículos ligeiros como para autocaravanas.
Ao redor do Parque Natural, para além de pitorescas aldeias, existem inúmeros trilhos naturais bem assinalados e duas vias ferratas absolutamente incríveis, mesmo sobre o rio Júcar: Via Ferrata de La Ventana Del Diablo e Via Ferrata Del Priego.
Par os menos experientes, podem realizar estas duas ferratas com recurso aos guias especializados da empresa Cuerda Double, que também fornecem todo o equipamento.
Os alojamentos e a boa comida a preços bastante razoáveis, não faltam.
🛏 Onde ficar:
🏨 Alojamento » La Cabãna del Bosque
🚍 Em autocaravana:
🅿️ » Parque de estacionamento muito tranquilo, mas sem assistência
🍲 Onde comer:
Restaurante » Restaurante Agua-Riscas
🧗♂️ Reservar vias ferratas:
Via ferrata » Corda Dupla
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.
Outros artigos relacionados:
»» Espanha