Siurana de Prades, assim designada em Catalão é uma das mais surreais e isoladas aldeias de Espanha!
Localizada perto de Tarragona, encontramo-la quase suspensa, sobre um maciço calcário em forma de península e a cerca de 737 metros de altitude. Passar na estrada e perceber, que sobre nós, lá bem no alto, se encontra esta Aldeia a desafiar a gravidade, é um daqueles raros momentos, que causam admiração, perante o engenho humano de ali a terem construído.
Recentemente recuperada em quase toda a sua totalidade, o seu casario de pedra, é um autêntico museu vivo, onde ainda habitam em permanência, pouco mais de 20 pessoas. Em quase todos os seus pontos, é-nos possível contemplar a paisagem ao redor, com vistas absolutamente arrebatadoras.
O maciço rochoso que constitui Siurana, bem como outros ao redor, são também uma espécie de meca para os amantes de escalada, sendo ainda possível, desfrutar de inúmeros e belos trilhos, como é o caso do trilho circular do Trono do Rei, o qual percorremos e que nos proporcionou um dia simplesmente bem passado, onde nos sentimos verdadeiros Reis no nosso Reino dos Sonhos, a contemplar o Pôr-do-Sol.
Depois de amanhã, farei 51 anos, e já temos encontro marcado num outro local … a Musa inspiradora de Salvador Dali.
–
Dicas de aventureiro:
Apesar da altitude a que se encontra ,a estrada para lhe aceder, é boa. Uma vez lá chagado, dispõe de um razoável estacionamento.
É uma pequeníssima e muito tranquila Aldeia de montanha, que merece MESMO uma visita. A visão desde um qualquer ponto da mesma, é simplesmente de cortar a respiração! Sobretudo, quando desfrutada desde o terraço de um dos seus poucos restaurantes, o La Siurana, ou ainda, do rochedo sobre o mesmo … simplesmente incrível!
Não pode perder o trilho circular, que embora requeira alguns cuidados, é de fácil acesso. Neste trilho, tem MESMO que experimentar, sentar-se no seu Trono do Rei … experimente, e verá o porquê de assim ser apelidado. Liberte a alma e como nós, pode livremente gritar a plenos pulmões sobre os desfiladeiros.
–
–
almadeaventureiroscorreio@gmail.com
–
Esta crónica, faz parte de um Roteiro de Viagem, o qual poderá ler na íntegra, aqui:
»» Espanha – Rota dos Parques Naturais, Vilas e Aldeias Históricas.