No passado dia 5 de Outubro, esta tão característica Vila portuguesa de Côja, teve o seu primeiro festival de cerveja artesanal.
O grupo Mais Além, fundado em 1978 e formado maioritariamente por jovens com o objectivo de dinamizar a sua terra, levou a cabo este evento, que aproveitou as antigas instalações da Cerâmica da Vila.
O festival, contou com a presença de diversos cervejeiros artesanais, que apresentaram as suas marcas representativas de algumas localidades próximas; tais como, a Epicura, a Praxis, a Táboa, a Cerveja do Açor, a Xô-Carago, a Mickas Craft Beer, a Fachabor, a Beira Alva e como não podia deixar de ser, em representação da Vila de Côja, a Princesa do Alva.
Durante o evento, e ao nível do que de melhor se faz em Portugal, para além da degustação das cervejas acompanhadas por algumas iguarias locais; foi possível ainda assistir a conversas sobre o fabrico artesanal.
Nós deliciámo-nos com algumas … mas a da nossa eleição … bem, essa não vos vou dizer!
Sou um pouco suspeito a falar sobre esta linda Vila, que já considero minha, mas Côja, é um exemplo a seguir no tocante ao saber preservar a sua identidade e as suas tradições com um legitimo e merecido orgulho … inova-se e renova-se.
Um local a visitar e por lá nos perdermos a contemplar.