fbpx

Praia de Alpertuche – Como um livro ilustrado

Praia de Alpertuche – Como um livro ilustrado

Arrábida, livro ilustrado, fragâncias de alecrim, serra, maresia
|Série Parque Natural da Arrábida| 

 

Chegar à Praia de Alpertuche na Arrábida, é como uma viagem ao mais belo livro ilustrado, da minha infância.

 

Ao longo da estrada, curva após curva, as páginas vão-se virando e as imagens ganham forma. Desdobram-se e emergem em contornos de eucaliptos, pinheiros, arrudas, alecrim e macelas rasteiras.

Como numa magia natural, a mescla das fragâncias da serra e da maresia, convidam os sentidos e intensificam o encanto, conferindo vida às imagens do livro.  Cada vez mais próximo, o som do mar, deixa-nos adivinhar as últimas páginas!

 

E eis-me perante este lugar …

 

À minha frente, abrigada entre rochedos, as águas de um turquesa imenso desta pequena baía, parecem aqui ter encontrado o seu repouso!

O corpo e a mente, unem-se em perfeita harmonia com a natureza. Caminho agora devagar, neste jardim de areias finas, onde as pedras redondas, lhe conferem textura.

Sinto o apelo daquela pequena casa … chama-me numa mística de encantos e, simplesmente, apetece-me ficar …

 

📸 Praia de Alpertuche – Como um livro ilustrado | Foto reportagem.

 

DICAS DE AVENTUREIRO

A pequeníssima Praia de Alpertuche (ou Alpertucho), encontra-se situada em pleno Parque Natural da Arrábida.

Por se tratar de uma praia em estado quase selvagem, não existem acessos por estrada, nem tem qualquer tipo de assistência.

Para chegar a esta pérola, existem duas formas: uma é de barco, Paddle ou Kayak, desde o Portinho da Arrábida e a segunda, é através de uma caminhada, desde a estrada superior de acesso ao Portinho, como foi o nosso caso.

Estacione a sua viatura no parque ali existente, ou um pouco mais abaixo, junto à Casa do Gaiato. Depois, é seguir o trilho PR4 pelo estradão.

  • Designação do trilho: PR4 de Setúbal;
  • Tipologia: Linear com declive ligeiro;
  • Tempo médio:  15 a 20;
  • Ganho de elevação: Cerca de 40 mts;
  • Grau de dificuldade: Fácil.  

 

📸 Praia de Alpertuche – Como um livro ilustrado | Foto reportagem.

Ainda pouco conhecida, começou por ser um recanto onde algumas pessoas iam a banhos e outras ali se dedicavam a outros momentos de lazer, como a pesca à linha. A pequena casa, agora recuperada, é aliás um vestígio de outros tempos das praias da Arrábida, em que grupos de amigos e famílias, ali se deslocavam aos fins-de-semana, e com o passar dos tempos, acabavam por as construir de forma ilegal, servindo para guardar alguns dos seus utensílios. Muitas foram demolidas, mas outras, como esta, foram legalizadas e são hoje um símbolo característico das casas de praia da Arrábida.

Com o passar dos anos, esta zona próxima ao Portinho da Arrábida, foi sendo alvo da construção, de um cada vez maior número de modernas habitações, resultando que actualmente, o acesso com viatura à Praia de Alpertuche, é exclusivamente para os moradores, visto em alguns segmentos, fazer parte de propriedades privadas.

Contudo, é possível aceder à praia por mar ou de forma apeada, pelo acesso pedestre, abrangido pelo PR4 de Setúbal!

Apesar da sua pequena dimensão e a existência de muitas rochas, esta praia de águas frias, mas cristalinas e calmas, é de uma beleza selvagem, extremamente impactante; constituindo-se como um local ímpar para desfrutar da natureza.

Como pontos obrigatórios, não deixe de visitar a pequena Aldeia ou lugar do Portinho, a Lapa da Capela de Santa Margarida e o Convento dos Mosteiros. Pode consultar clicando sobre: Portinho da Arrábida.

 

Outras dicas  a considerar:

  • Se for sozinho, informe alguém da sua confiança, quando vai, e quanto tempo é espectável poder demorar.  – Esta é uma das minhas regras de ouro, sempre que me desloco nas minhas aventuras, para locais mais isolados!
  • Aconselho um bom calçado de caminhada;
  • Uma mochila com alimentos, água e telemóvel.  – o qual deverá verificar a quantidade de bateria ou adicionar uma “Power Bank”;
  • Toalha e protector solar;
  • E muito importante … sacos de lixo para não deixar o que levou e máquina fotográfica para mais tarde, recordar o que encontrou.

 

COMO IR – Localização GPS:

Praia de Alpertuche

 

 

🍴 ONDE COMER: Restaurante D’uportinho

 

🏨 ONDE FICAR:

Em alojamento / Hotel

 Casa da Adôa

Em autocaravana

⇒ Parque de Campismo – Eco Parque do Outão

⇒ Parque de Estacionamento

 

📖 OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A ARRÁBIDA:

⇒ Parque Natural da Serra da Arrábida

 

⇐ Crónica anterior:

Portinho da Arrábida

Próxima crónica ⇒

Praia do Creiro

 

——- 〈 — 〉 ——-

 

Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?

Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.

Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?

Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.

Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com

1 Comment

  1. Carla diz:

    So para dizer que a praia tem acesso por estrada….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *