Gosto de partir à descoberta pelos caminhos menos percorridos, aqueles onde quase sempre, se escondem os locais mais improváveis. Talvez me deslumbre pela simples descoberta daquele primeiro momento de vislumbre! Mas … os meus locais improváveis, também quase sempre, me fazem apaixonar. Deixo-me perder na observação prolongada dos pequenos pormenores, e depois, chamo-os de recantos de encanto.
Santa Susana, é mais um desses recantos.
Esta pequena e típica aldeia do concelho de Alcácer do Sal, mantém toda a sua originalidade, à boa maneira das terras do Alentejo.
As suas casas térreas, todas caiadas de branco com uma barra azul, as suas enormes chaminés e a torre da igreja de estilo barroco, constituem um visual muito apelativo e um convite a quem passa na estrada.
Aqui, tudo corre sem pressas … diz o povo que, é uma característica das gentes do Alentejo, motivado pelo calor das grandes planícies. Talvez! Creio que o vagar do dia-a-dia, vivido nas nossas aldeias, é um saber viver, que nos convida a reflectir.
Mas Santa Susana, guarda ainda mais encantos!
Percorrendo a mais comprida das suas ruas, é ali no final, que se esconde aquele que, talvez seja o mais belo lago da Barragem do Pego do Altar.
O lago artificial, é o resultado de uma obra hidro-agrícola, cuja finalidade, é o regadio dos campos envolventes, nomeadamente dos grandes arrozais da zona de Alcácer.
Este lago, ladeado pelo tão característico montado alentejano, é um pequeno oásis, repleto de fauna e flora.
Aqui, é frequente ver as carpas a saltarem na água, observadas pelas Garças Reais atentas, e também por algumas aves de rapina, como falcões e águias.
Nas suas profundezas, esconde-se uma antiga ponte barroca do século XVIII, que se deixa observar somente em anos de grande seca.
Ao final da tarde e com um pouco de sorte, a magia acontece!
Nós tivemos o privilégio de assistir a um desses raros momentos de magia … observar o pôr-do-Sol, enquanto do lado oposto, despertava uma lua-cheia que iluminou o lago e o nosso aniversário de casamento.
Santa Susana, um marco do melhor de Portugal; um local a visitar, desfrutar e acima de tudo, preservar.
📸 Santa Susana – Magia Escondida em Terras do Alentejos | Foto reportagem.