|Série Parque Natural da Arrábida| – Sesimbra – A Mais Tradicional Vila da Arrábida – Escapadinha de 2 dias: O que visitar – Onde comer – Onde ficar.
Chegar à Vila de Sesimbra, é para mim como uma viagem a tempos bons da minha vida … muitos mesmo; particularmente à minha infância! Recordo sempre com saudade, a primeira vez que a descobri, pelas mãos da minha Avó materna … creio que na altura, faria eu 7 anos, quando a minha Avó me trouxe aqui e, como boa matriarca, fazia sempre questão que a família a acompanhasse.
Sempre que começo a descida, por entre curvas e contra curvas, vem-me à memória aquele fascínio … o descer um vale entre serras que conduzem a uma povoação de casas brancas, bem juntinhas ao mar. Depois, a marginal e o porto de pesca, com a azafama dos pescadores e o inebriante cheiro e cores de um mar azul turquesa, como eu nunca antes havia visto!
Durante muitos anos, foi assim … um local onde a família se reunia, para um almoço junto ao mar, a celebrar o meu aniversário.
Esta linda e tão típica vila pesqueira, no reinado de D. Dinis, começou por ser designada como Póvoa da Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar.
A aldeia cresceu e tornou-se vila à época dos descobrimentos.
Sesimbra, passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações e, já no final do século XIX e o inicio do século XX, aqui floresceu uma importante indústria conserveira.
Para além das suas singulares praias, como a Praia da Califórnia ou a Praia do Ouro, é imperdível uma subida ao Castelo, onde se pode percorrer as suas muralhas em toda a extensão, que proporcionam uma vista a todo o redor, apreciar a Igreja de Santa Maria e, assistir a um magnifico Pôr-do-Sol.
Já no centro da vila, as esplanadas com os seus assadores, por entre casas brancas, ruas e praças estreitas, convidam a dar largas ao palato e apreciar um belo prato dos mais variados peixes, com especial destaque para as tradicionais sardinhas assadas.
De manhã, desloque-se até ao pontão, e aprecie a entrada das traineiras que chegam do alto mar, escoltadas por um número infindável de gaivotas. Depois, aprecie a azáfama dos pescadores.
Ao final da tarde, nada melhor que um passeio descontraído ao longo da marginal, ou interpretar a história da vila, no Museu da Marinha, situado no Forte de Santiago; agora todo restaurado, onde pode ainda comtemplar toda a baía, desde a sua muralha ou na esplanada.
📸 Sesimbra – Com tradição de pesca e de mar | Foto reportagem.
🎥 Sesimbra – Com tradição de pesca e de mar | Vídeo reportagem.
DICAS DE AVENTUREIRO
Sesimbra, é uma Vila relativamente pequena e apesar de se encontrar numa disposição de terreno, algo inclinado, é fácil de ser percorrida a pé. Até porque, será provavelmente, a melhor forma de sentir o seu pulsar!
Devido à sua geografia e ruas estreitas, maioritariamente de sentido único; o melhor mesmo, é estacionar a sua viatura logo à entrada, no parque de estacionamento mais extenso da vila, que pode consultar aqui, e iniciar a sua aventura.
Desfrute das pequenas ruelas do centro da vila e, depois, vá descendo em direcção à marginal, ao encontro do aroma da marzia, do som das gaivotas ou mesmo do cheiro a peixe grelhado, se for até lá perto da hora do almoço, pois os restaurantes para se comer bom peixe, são muitos; difícil mesmo é escolher!
Para desfrutar das praias, percorrendo a marginal para a sua esquerda, irá encontrar a zona mais moderna, repleta de oferta hoteleira e bares, onde encontra a Praia da Califórnia. Aqui, as águas são um pouco mais agitadas.
Se vai com crianças, ou procura águas mais tranquilas e um pouco mais quentes, desloque-se para a direita do Forte de Santiago e aprecie as águas cristalinas da Praia do Ouro, onde pode os peixes a passarem-lhe entre as pernas.
Entre muitos outros eventos que pode visitar ao longo do ano, um dos pontos altos, é o Carnaval de Sesimbra, em que o corso, percorre a marginal, quase como uma espécie de pequeno sambódromo! Outro evento imperdível, é a habitual festa medieval no Castelo de Sesimbra.
Igualmente imperdível, é uma visita ao Forte de Santiago, onde para além de uma excelente esplanada, pode interpretar a história desta pacata vila, ou perceber a sua relação com a Marinha e o mar.
Se gosta de regatear, vá cedo até junto da Doca Pesca e com alguma sorte, perspicácia e perseverança, talvez consiga comprar peixe acabadinho de chegar !
🚗 COMO IR:
Localização GPS: Local de Estacionamento.
Como chegar de transportes públicos: Lisboa Sesimbra – O rome2rio, é uma das melhores aplicações para programar uma viagem, sendo provavelmente, aquela a que mais recorremos!
🍴 ONDE COMER:
⇒ Restaurante Tic Tic (A nossa eleição em Sesimbra. Sempre que queremos comer bom peixe, com variedade e doses generosas)
🏨 ONDE FICAR:
🏡⛺️ Em alojamento / Hotel
🚐 Em autocaravana
⇒ Parque de Campismo do Forte do Cavalo
(Amplo e agradável com excelente vista de mar. Sem qualquer assistência ou vigilância)
📖 OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A ARRÁBIDA:
⇒ Parque Natural da Serra da Arrábida
Próxima Crónica ⇒
Serra do Risco e Marmitas de Gigante
⇐ Crónica anterior:
—— 〈 — 〉 ——
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com