O trilho dos Arcos do Barranco de la Hoz, em Calomarde – Albarracin, é um dos mais belos percursos pedestres que já percorremos ao longo de um rio, num canhão cársico.
📸 Trilho dos Arcos.
📸 Trilho dos Arcos. | Foto reportagem.
Inserido num longo e serpenteado canhão cársico que foi esculpido pelo rio da Fuente del Berro ou também conhecido como rio Branco, este percurso transporta-nos durante aproximadamente 10 km, ao longo do seu curso de água, umas vezes por trilhos de escarpas e outras, através de pontes e passadiços metálicos suspensos.
As paisagens que vai encontrar, são absolutamente avassaladoras … atravessar todo o canhão, caminhar sobre o rio entre falésias e estreitíssimos arcos naturais, percorrer os seus pinhais e sentir as fragâncias do alecrim, tornam esta aventura numa experiência inesquecível!
📸 Trilho dos Arcos. | Foto reportagem.
Aldeia de Calomarde
Dependendo do seu local de preferência, pode ser iniciado na localidade de Frias de Albarracin ou do lado contrário, a partir de Calomarde, como foi o nosso caso.
📸 Trilho dos Arcos. | Foto reportagem.
Início do trilho, partindo de Calomarde
É um percurso adequado para toda a família, onde irá passar o dia a desfrutar de paisagens únicas rodeado de natureza.
📸 Trilho dos Arcos. | Foto reportagem.
De visita imprescindível, é também a lindíssima Cascata Batida. Esta cascata, embora não se localize no mesmo trilho, é parte integrante do mesmo rio e pode ser apreciada a apenas 2,5 km do centro da localidade, em sentido contrário ao barranco.
É uma rota de caminhada linear, inserida na SL-TE 40 e coincide com uma parte da pequena rota PR-TE 2.
A melhor altura do ano para percorrer este trilho, é entre os meses de maio a outubro.
⛰ Classificação do trilho:
📌 Sugestões para visitar na região, alojamento e restauração.
Recomendamos que dedique uma manhã ou uma tarde inteira para poder desfrutar de todo o percurso sem pressa, relaxar e desfrutar do ambiente.
Se decidir começar na pequena localidade de Calomarde, aconselhamos a estacionar junto ao jardim central, mesmo na margem do rio Branco. Dedique a manhã a visitar a lindíssima Cascata Batida, somente a cerca de 2,5 km de distância. Uma vez de regresso, a povoação tem o simpático restaurante e hospedaria “El Cañon de Los Arcos”, onde poderá almoçar. À tarde e já com as energias renovadas, siga então à descoberta do Trilho dos Arcos do barranco de la Hoz.
Se optar por reservar a sua visita à cascata batida para depois do trilho, poderá seguir de carro, pois tem um bom local de estacionamento e pode aproveitar para continuar estrada fora, em direção à deslumbrante vila histórica de Albarracin!
🛏 Onde ficar:
Em Hotel ou alojamento local
Em autocaravana
🍴 Onde comer:
Uma outra visita absolutamente imprescindível, a cerca de 90 km, é ao monumento que assinala o local onde nasce o rio Tejo. Não deixe também de visitar duas cidades emblemáticas e com elevado relevo patrimonial: Albarracin e Cuenca.