|Castelo de Almourol – Ao Longo do Tejo, por Praias e Recantos de um Rio de Encanto|
Depois de nos despedirmos da Vila de Constância, onde o Tejo recebe o Zêzere, continuamos ao longo deste magnifico rio, que tanto prazer nos tem proporcionado em percorrer.
Umas vezes de barco, outras pelas suas margens, o Tejo tem-nos contemplado com descobertas de recantos que guardam segredos. Umas vezes, são histórias de pessoas que orgulhosamente, de tudo fazem para manter a sua cultura e as suas tradições; outras, são histórias que se confundem com lendas.
O Castelo de Almourol, é mais um desses locais!
Erguido sobre um afloramento granítico a 18 metros acima do nível das águas, num pequeno ilhéu do médio Tejo, este castelo medieval, que à época da reconquista, integrava a chamada Linha do Tejo e actual Região de Turismo dos Templários, constitui um dos melhores exemplos representativos da arquitectura militar da época e sem dúvida, um dos mais belos monumentos de Portugal.
O Castelo de Almourol, invoca os primórdios do reino, quando Afonso Henriques, o entregou à Ordem dos Templários, na mesma altura da doação do Castelo do Zêzere.
Inevitavelmente, o passado ligado àquela ordem, o seu isolamento e o facto de ter sido erigido num pequeno ilhéu, envolve-o numa aura de mistério e romantismo que, ninguém consegue ficar indiferente!
Por vezes, há locais assim … arrebatam-nos! Não precisam ser adornados com nada, porque são naturalmente fantásticos.
Na nossa próxima paragem, vamos até à linda Aleia Ribeirinha de Tancos.
DICAS DE AVENTUREIRO.
Esta zona do médio Tejo, é um local para passar um excelente fim-de-semana, onde para além do contacto com a natureza, pode desfrutar do melhor que a gastronomia ligada ao rio, tem para lhe oferecer
Para visitar o Castelo de Almourol, convém efectuar a sua reserva, pois a visita tem que ser autorizada e efectuada com recurso à travessia de barco (cerca de 4 euros), que pode reservar aqui: CM Barquinha – Centro de Interpretação Templário
Nas imediações, não pode perder uma visita ás bonitas vilas de Constância, Tancos e Vila Nova da Barquinha.
Para interpretar e conhecer o Tejo de uma perspectiva diferente, existem diversas empresas de embarcações, inclusivamente, com barcos típicos da região, tais como a Tritejo.
🚗 LOCALIZAÇÃO GPS: Castelo de Almourol
🍴 ONDE COMER: Restaurante Almourol
🏨 ONDE FICAR:
Em alojamento
Em autocaravana
⇒ Parque de Estacionamento / Pernoita (local muito agradável, mas sem assistência).
⇒ ASA – Parque de Pernoita de Vila Nova da Barquinha
⇐ Crónica anterior
Próxima crónica ⇒
Tancos – A Mais Florida Aldeia do Tejo
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com