Praia Fluvial do Alamal – Um Tesouro Escondido no Tejo.
Tejo acima, o rio continua a o oferecer-nos um mágico espetáculo. Ao longo das suas margens, cada recanto, cada Vila ou Aldeia ribeirinha, merecem ser retratados. Para trás, ficou a sua foz, seguido de um estuário imenso e lezírias sem fim, num rio repleto de vida e de histórias. Apetece-me parar, fotografar e escrever sobre cada um deles; mas não consigo! A mente fervilha de emoções e projectos que, provavelmente, não passarão de sonhos … retratar todo um rio! Talvez …
Já aqui descrevi seis praias fluviais; algumas delas, pouco conhecidas … quase como tesouros esquecidos, mas a melhor das surpresas, afinal, ainda estava por descobrir!
Entramos em Gavião; seguramente digna de um postal ilustrado, mas tenho que continuar, pois o objectivo traçado, é a descoberta de mais uma praia do Tejo, localizada neste concelho.
A pequena estrada, direciona-nos para o rio e, mal iniciamos a descida, lá está ela! Logo do cimo, ficamos-lhe de imediato rendidos.
Curva após curva, chegamos ao nosso destino, onde finalmente, tiro o meu momento e me perco na contemplação deste lugar.
Aqui, na profundidade do vale, o denso e verde manto do arvoredo, parece ter aberto os seus braços, para abrigar um pequeno areal. À minha frente, um espelho de águas calmas, reflecte a silhueta dourada, de um antigo vigilante deste local; o Castelo de Belver.
À medida que o Sol põe, os tons dourados, acrescentam os retoques finais, à magia do local.
No pequeno lago, os patos dirigem-se a quem passa, como se nos desafiassem para uma brincadeira.
Atravessamos a ponte e percorremos o passadiço empoleirado sobre o Tejo. Do outro lado, o toque da estação de Belver, anuncia a chegada do comboio da linha da Beira Baixa.
A tarde já ia longa e voltamos ao ponto de partida, onde a esplanada sobre o areal da praia, nos convidava, para desfrutarmos dos últimos raios de Sol.
Esta é a pequena e muito bela praia do Alamal, em mais um recanto do Tejo que, merece ser visitado e preservado.
DICAS DE AVENTUREIRO.
Situada na margem esquerda do rio Tejo, entre Gavião e Belver e, entre as barragens de Belver e a de Fratel, a Praia Fluvial do Alamal, ainda é a única praia do Tejo, detentora de bandeira azul.
Dispõe de todas as infraestruturas de apoio, nomeadamente, a respectiva vigilância de nadadores-salvadores (durante a época balnear), posto de primeiros-socorros, duches exteriores e interiores, wc’s, bóias e mangas delimitadoras da área de banhos e de outras actividades náuticas que, poderá consultar aqui.
Pelo facto de se tratar de um pequeno recanto, os seus estacionamentos, não comportam um elevado número de viaturas. Ainda assim, parecem-me suficientes, em função da dimensão da praia.
No pequeno bar de apoio, pode petiscar ou mesmo almoçar; nós deliciámo-nos com caracóis e uma fritada de peixe rei.
Ao redor, para além do passadiço, existem diversos trilhos, que podem ser percorridos, quer a pé, quer em BTT.
Contiguo à praia, existe um pequeno parque de lazer, onde é admitida a prática de campismo, devendo, contudo, ser solicitada a prévia autorização, a qual, poderá requisitar aqui.
Mas creio que para ficar, ou mesmo para uma boa refeição, nada como o Hotel Alamal River Club. Um pequeno hotel, inserido na Quinta com o mesmo nome, sobre a praia e com vistas de excepção.
Aconselho uma visita à vila histórica de Gavião e, também a de Belver na outra margem, onde considero imperdível, a subida às muralhas do seu Castelo.
Esta é a décima segunda crónica sobre o Tejo. Próxima paragem: Monumento Natural das Portas de Rodão.
Conhecer, amar e enaltecer o Tejo.
⇐ Crónica anterior.
Ainda Existem Avieiros no Tejo
——- 〈 — 〉 ——-
Pretende ver a sua região ou o seu negócio, retratado numa das nossas crónicas?
Para as entidades públicas ou privadas, teremos todo o gosto em avaliar a sua proposta e de forma isenta, criar e promover um conteúdo original.
Pretende elaborar um roteiro de viagem à sua medida ou procura um guia que o possa acompanhar e fornecer todo o apoio logístico?
Para particulares ou grupos de pessoas, poderemos criar todo o apoio de que precisa.
Contacte-nos: almadeaventureiroscorreio@gmail.com